
Marketing Especializado
Código
722011100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Luís Andrade
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da disciplina, os alunos estarão em condições de:
1.Entender o que caracteriza uma boa estratégia e, em particular, o que distingue a estratégia da táctica
2.Analisar em profundidade o ambiente de marketing que rodeia a empresa e o sentido geral da sua evolução
3.Traçar grandes objectivos estratégicos
4.Formular alternativas estratégicas a partir da compreensão dos factores que condicionam a acção da empresa
5.Avaliar os prós e contras das alternativas estratégicas e seleccionar aquele que se revela mais adequada
6.Raciocinar estrategicamente
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Conceito de estratégia
Definição de negócio, valor e vantagem competitiva
Ambiente de marketing
Análise do sector de actividade
Análise do mercado, do cliente e da concorrência
Diagnóstico
Formulação da estratégia de marketing: segmentação, selecção de mercados e posicionamento
Avaliação e selecção de estratégias
Tradução da estratégia num marketing mix coerente
Bibliografia
Essencial
Philip Kotler, Marketing Management, 12th ed, Prentice-Hall (Caps 3, 5, 7, 8, 9 e 10)
Complementar
Harry Mintzberg, Bruce Ahlstrand & Joseph Lampel, Strategy Bites Back, FT Prentice-Hall, 2005
João P. Castro, Marketing Ombro a Ombro, Leya, 2011
Método de ensino
Exposição de conceitos e modelos complementada pela discussão de casos seleccionados e resolução de exercícios.
Método de avaliação
A avaliação resulta da elaboração de um trabalho final individual em que o aluno analisa o processo de elaboração estratégia de marketing de uma empresa, instituição ou marca à sua escolha.