
Comunicação Estratégica e Mediatização das Instituições
Código
722011111
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Rogério Ferreira de Andrade
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Após a frequência do seminário, deseja-se que os participantes se sintam capacitados para: (i) construir uma visão global e articulada da comunicação estratégica das instituições; (ii) compreender o valor funcional da visibilidade/reconhecimento nas sociedades actuais; (iii) apreender a especificidade e centralidade dos processos de mediatização - media tradicionais e novos media - nas instituições ou envolvendo instituições; (iv) desenvolver e avaliar metodologias de gestão estratégica de processos de mediatização e de imagem; (v) reflectir e aprofundar uma perspectiva ética e deontológica nas práticas profissionais de comunicação estratégica.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
O seminário de Comunicação Estratégica e Mediatização das Instituições oferece modelos interpretativos e metodologias para compreender e gerir processos de influência social - isto é, de comunicação estratégica - em diversos contextos de actividade, nomeadamente interpessoais, empresariais, judiciais ou políticos. Transversalmente, analisa e avalia processos de mediatização e de imagem, deixando-se guiar pelo pressuposto de que é sobretudo nos media e novos media que se jogam hoje as estratégias comunicacionais edificadoras ou, pelo contrário, erosivas das instituições e dos seus líderes/gestores. Os participantes são encorajados a explorar, em estudos de caso, relações críticas de instituições com stakeholders e com os media, multiplicando deste modo experiências pessoais e abordagens teórico-práticas.
Tópicos a desenvolver nas sessões:
1. Organizações e instituições
2. Estratégia e comunicação estratégica das instituições
3. Modelos de relacionamento com stakeholders
4. Imagem, reputação e celebridade
5. Media, novos media e processos de mediatização
6. Crises e gestão comunicacional de crises nas instituições
7. Estudo de casos (transversal aos restantes tópicos)
Bibliografia
.Argenti, Paul A.; Barnes, Courtney M. (2009), Digital strategies for powerful corporate communications, McGraw-Hill
.Deetz, Stanley (2001), Conceptual foundations (of organizational communication) in Fredrick Jablin; Linda Putnam (eds), The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research and methods, Sage (pp 3-46)
.González, Rafael (2001), Estrategias de comunicación, Barcelona: Ariel
.Schultz, Majken; Hatch, Mary Jo; Larsen, Mogens H. (2000) (eds), The expressive organization: Linking identity, reputation and the corporate brand, Oxford University Press
.Scott, W. Richard (1995), Institutions and organizations, Sage
Método de ensino
Sessões com carácter expositivo e discussão subsequente;
Sessões práticas para desenvolver temas específicos com envolvimento activo dos participantes;
Acompanhamento de projectos e de pesquisas individuais.
Método de avaliação
Nota de Leitura escrita + Apresentação oral: 30%;
Artigo de Investigação: 60%;
Avaliação presencial (assiduidade, participação nas sessões, qualidade dos contributos): 10%.