Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Fotografia e Cinema

Código

722011133

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Maria Margarida Godinho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Identificar o modo como a fotografia e o cinema se relacionam com o dispositivo realista;
2. Problematizar as ontologias do cinema e da fotografia;
3. Compreender as relações de tensão e contiguidade entre a fotografia e o cinema na cultura contemporânea;
4. Compreender quais os autores que nas respectivas histórias melhor salientam a problemática do realismo;
5. Dominar um conjunto fundamental de conceitos sobre a relação entre fotografia e cinema e a respectiva ontologia, através da leitura e discussão de textos

Pré-requisitos

Não aplicável,

Conteúdo

A questão do realismo na imagem fotográfica e na imagem cinematográfica dividiu escolas de pensamento ao longo do século xx, atravessando a leitura de géneros como o retrato, a fotografia de rua, o filme negro ou a representação da ciência. Qual a relação entre o realismo convocado pela fotografia e o realismo convocado pelo cinema? De que forma a imagem fixa obtida pela câmara fotográfica se entrelaça com a sequência obtida pela câmara de filmar? Quais os resíduos que transitam entre as histórias de uma e de outra? Como entender o ‘realismo integral’ do cinema (Bazin) e o realismo ‘espectral’ da fotografia (Barthes)? Onde se observam contaminações temáticas pertinentes, por exemplo, nos géneros? As diferentes formas como a questão da indicialidade é trabalhada na imagem fixa e na narrativa fílmica, os diferentes objectos que permitem construir, as formas de apropriação que geram, o que têm em comum, serão os principais tópicos de debate e análise alicerçados na bibliografia.

Bibliografia

BECKMAN, Karen e Jean Ma (org) Stillmoving. Between Cinema and Photography. Duke University Press.
BATE, David (2010) “The memory of Photography”. Photographies, 3:2, 243-257.
BAZIN, André (1958) O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1992.
BELLOUR, Raymond (1990) Entre-Images. Paris: Seuil.
DOANE, Mary Ann (2002). The Emergence of Cinematic Time. Modernity, Contingency the Archive.. Boston: Harvard University Press.
GUNNING, Tom (1997) “In Your Face: Physiognomy, photography and the Gnostic Mission of early Film”. Modernism/Modernity, 4.1 (1997), pp 1-29.

Método de ensino

A metodologia é de análise, crítica e discussão de textos bem como de filmes e corpus de imagens fotográficas que permitam incidir sobre a temática do seminário.
Para cada aula os alunos deverão ler os textos recomendados de modo a poderem participar activamente no seminário.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre:
1) Assiduidade (10%)
2) Apresentação oral do trabalho (40%).
3) Um trabalho escrito de cerca de 4000 palavras (50%);

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