
Fotografia e Cinema
Código
722011133
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Maria Margarida Godinho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Identificar o modo como a fotografia e o cinema se relacionam com o dispositivo realista;
2. Problematizar as ontologias do cinema e da fotografia;
3. Compreender as relações de tensão e contiguidade entre a fotografia e o cinema na cultura contemporânea;
4. Compreender quais os autores que nas respectivas histórias melhor salientam a problemática do realismo;
5. Dominar um conjunto fundamental de conceitos sobre a relação entre fotografia e cinema e a respectiva ontologia, através da leitura e discussão de textos
Pré-requisitos
Não aplicável,
Conteúdo
A questão do realismo na imagem fotográfica e na imagem cinematográfica dividiu escolas de pensamento ao longo do século xx, atravessando a leitura de géneros como o retrato, a fotografia de rua, o filme negro ou a representação da ciência. Qual a relação entre o realismo convocado pela fotografia e o realismo convocado pelo cinema? De que forma a imagem fixa obtida pela câmara fotográfica se entrelaça com a sequência obtida pela câmara de filmar? Quais os resíduos que transitam entre as histórias de uma e de outra? Como entender o realismo integral do cinema (Bazin) e o realismo espectral da fotografia (Barthes)? Onde se observam contaminações temáticas pertinentes, por exemplo, nos géneros? As diferentes formas como a questão da indicialidade é trabalhada na imagem fixa e na narrativa fílmica, os diferentes objectos que permitem construir, as formas de apropriação que geram, o que têm em comum, serão os principais tópicos de debate e análise alicerçados na bibliografia.
Bibliografia
BECKMAN, Karen e Jean Ma (org) Stillmoving. Between Cinema and Photography. Duke University Press.
BATE, David (2010) The memory of Photography. Photographies, 3:2, 243-257.
BAZIN, André (1958) O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1992.
BELLOUR, Raymond (1990) Entre-Images. Paris: Seuil.
DOANE, Mary Ann (2002). The Emergence of Cinematic Time. Modernity, Contingency the Archive.. Boston: Harvard University Press.
GUNNING, Tom (1997) In Your Face: Physiognomy, photography and the Gnostic Mission of early Film. Modernism/Modernity, 4.1 (1997), pp 1-29.
Método de ensino
A metodologia é de análise, crítica e discussão de textos bem como de filmes e corpus de imagens fotográficas que permitam incidir sobre a temática do seminário.
Para cada aula os alunos deverão ler os textos recomendados de modo a poderem participar activamente no seminário.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre:
1) Assiduidade (10%)
2) Apresentação oral do trabalho (40%).
3) Um trabalho escrito de cerca de 4000 palavras (50%);