
Música e Literatura
Código
722021020
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento crítico dos instrumentos teóricos, conceptuais e metodológicos de abordagens do Lied, da mélodie, e/ou de obras instrumentais com referências míticas e literárias.
2. Capacidade de abordagem interdisciplinar e de problematização das obras; abertura a leituras no plano estético, hermenêutico e analítico.
3. Abertura a leituras do mundo arquetípico, mítico e poético da obra.
4. Captação de cruzamentos intertextuais e inter-artes nas obras em causa.
5. Compreensão dos diversos níveis de interacção/tensão expressiva entre a obra poetico-musical, a voz e o instrumento.
6. Crítica de interpretações, fundamentada em critérios fenomenológicos, estéticos, hermenêuticos, retóricos, estilísticos, expressivos.
7. Línguas francesa e alemã: pronúncia, mundo musical, temporal, imagético, evocatório e seus efeitos imediatos na interpretação instrumental.
Pré-requisitos
É aconselhável o conhecimento de inglês e francês. Serão fornecidas traduções das poesias em causa.
Conteúdo
Perspectivas analíticas do Lied e da mélodie à volta de 1900.
1. Questões estéticas: imitação, evocação, libertação do referencial semântico.
2. Pensamento sobre palavra e música: Poe, Baudelaire, Verlaine, Mallarmé, Ghil, Maeterlinck, Jankélévitch, Barthes, Deleuze; Goethe, Nägeli, Schopenhauer, Wagner, Schoenberg.
3. Entre poesia, voz e instrumento. Planos de relacionamento, tensão e interacção mútua.
4. Intertextualidade; cruzamentos, correspondências, afinidades, ausência de afinidades entre as artes.
5. Alguns tópicos literários e figuras míticas. Abordagem comparatista da sua metamorfose poético-musical. Aprofundamento hermenêutico.
6. Palavra, voz, instrumento: estéticas interpretativas nas culturas vocais e pianísticas germânica e francesa.
7. Sistemas de comunicação associados à produção e execução: lugares, instituições, mecenato, recepção.
Bibliografia
Agawu, K. (1992). Theory and Practice in the Analysis of the Nineteenth-Century Lied. Music Analysis, 11(1), 3-36.
Bernhart, W. & Wolf, W. (2001). Word and Music Studies: Essays on the Song Cycle and on Defining the Field. Amsterdam: Rodopi.
Byrne, L. (2003). Schuberts Goethe Settings. Aldershot: Ashgate.
Bergeron, K. (2010). LArt de dire, or Language in Performance, in Voice Lessons. French Mélodie in the Belle Époque (pp. 183-254). Oxford: OUP.
Bernac, P. (1978). The Interpretation of French Song. New York: Norton.
François-Sappey, B. & Cantagrel, G. (1994). Guide de la mélodie et du Lied. Paris: Fayard.
Faure, M. & Vivès, V. (2000). Histoire et poétique de la mélodie française. Paris: CNRS.
Mitchell, D. (2002). Gustav Mahler: Songs and Symphonies of Life and Death. Woodbridge: Boydell.
Youens, S. (2000). Hugo Wolf and his Mörike Songs. Cambridge: CUP.
Método de ensino
a) Estudo dos excertos teóricos e estéticos de poetas e músicos.
b) Exposições e comentários pela docente.
c) Análises poético-musicais e sua discussão colectiva.
d) Audição e crítica comparativa de interpretações musicais e declamação poética. Videos: dramatização do gesto, expressão corpórea.
e) Sensibilização aos modos como as abordagens fonéticas da palavra afectam a caracterização, a interpretação e a performance. Moldar silêncios, atmosferas, energia e plasticidade.
f) Colher o modo como tópicos literários e míticos são interpretados pelas obras musicais.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO: 1. Participação nas sessões: qualidade da problematização, argumentação, sensibilidade artística amadurecida.
2. Apresentações de análises de obras e crítica das execuções musicais.
3. Um trabalho escrito.