Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Música e Sociedade

Código

722021022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da disciplina os estudantes devem:
a) conhecer e compreender os principais conceitos, instrumentos de pesquisa e teorias no âmbito visado: a música nos estudos de recepção, dos públicos, da mediação e dos efeitos dos media
b) conhecer os desenvolvimentos do estado da arte nos domínios mencionados;
c) conhecer, saber usar e comparar diferentes posições teóricas no domínio dos estudos em epígrafe;
d) saber desenvolver um projeto de investigação no domínio de estudo;
e) saber sintetizar, documentar e comunicar ideias e informação no domínio específico.

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

Esta unidade curricular pretende facultar ao estudante uma experiência de investigação no campo da sociologia da música, fomentando a emergência e discussão de problemas em quadros interdisciplinares, no âmbito das ciências sociais e humanas. A unidade curricular é organizada em torno de um conjunto de tópicos/problemas centrais de investigação, escolhidos de acordo com critérios de relevância social e intelectual e tendo em conta os desenvolvimentos no estado da arte do domínio de estudo.
Música, media, discursos e públicos
1. Introdução aos conceitos chave e quadros teóricos no domínio do consumo cultural e da escuta.
2. Teoria da recepção; cultura da escuta, sistemas de valores e quadros culturais: públicos, audiências e fãs.
3. Media, música e modelos de comunicação.
4. A crítica musical na construção de padrões de gosto e de estratificação social.
5. Discursos de legitimação e classificação na música. Repensar a dicotomia ´alta cultura/cultura popular´.

Bibliografia

Bennet, A. (2000). Popular Music and Youth Culture: Music, Identity and Place. Hampshire: Macmillan.
Bennet, T. & al. (2009). Culture, Class, Distinction. London: Routledge.
Bourdieu, P. (1979). La distinction. Paris: Minuit.
Bryson, B. (1996). Anything But Heavy Metal: Symbolic Exclusion and Musical Dislikes. American Sociological Review, 61, 5, 884-899.
Chan, T. & Goldthorpe, J. (2007). Social Stratification and Cultural Consumption: the Case of Music, European Sociological Review, 23, 1, 1-19.
Clayton, M. (2011). The Cultural Study of Music. New York: Routledge.
‪O´Hara, K. & Brown, B. (Eds.) (2006). Consuming Music Together: Social and Collaborative Aspects of Music Consumption Technologies. Dordrecht: Springer.
Martin, P. (2006). Music and the Sociological Gaze: Art Worlds and Cultural Production. Manchester: MUP.
Mukerji, C. & Schudson, M. (1991). Rethinking Popular Culture. Berkeley: University of California Press.
Scott, D. (2000). Music, Culture and Society, Oxford: OUP.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas: 60% teóricas e 40% práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais, e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, concepção de um projecto de investigação, entre outros.

Método de avaliação

Sistema de avaliação: 1) um projecto de investigação (30%); 2) uma apresentação/discussão oral na aula a partir de uma leitura (20%); 3) um paper e a sua apresentação no colóquio final da disciplina (60%). A participação nas aulas e o exercício de pensamento crítico serão valorizados.

Cursos