
Tendências Recentes da Etnomusicologia
Código
722021030
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Salwa Castelo Branco
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Identificar as principais tendências recentes na Etnomusicologia, desde a década de 90 até à actualidade, no contexto da disciplina e das Ciências Sociais.
2. Adquirir conhecimento em torno das abordagens etnomusicológicas sobre música e migração, um dos temas centrais na investigação etnomusicológica recente.
3. Adquirir as ferramentas conceptuais indispensáveis para uma perspectiva crítica em torno da literatura sobre o tema em foco.
4. Desenvolver a capacidade de problematização no âmbito do tema abordado e de aplicação das ferramentas teóricas a casos concretos.
5. Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na elaboração de projectos educacionais, sociais ou artísticos.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
A. Apresentar uma visão de conjunto sobre as principais tendências recentes na Etnomusicologia (música e identidades, globalização, indústrias da música, entre outras) desde a década de 90 até à actualidade, focando sobretudo as problemáticas e perspectivas teóricas.
B. Contextualizar as tendências recentes no âmbito do percurso histórico da disciplina e das Ciências Sociais.
C. Analisar criticamente as abordagens etnomusicológicas em torno de uma das temáticas centrais na disciplina desde o anos 90: música e migração.
D. Focar estudos de caso seleccionados, com destaque para o mundo lusófono e hispânico (por exemplo, comunidade cabo-verdiana em Lisboa, comunidade cubana em Barcelona).
E. Aplicar a abordagem etnomusicológica a projectos educacionais, artísticos e sociais concretos.
Bibliografia
Baily, J. & Collyer, M. (2006) (Eds.). Music and Migration. Special number, Journal of Ethnic and Migration Studies, 32(2).
Cidra, R. (2010). Migração. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol III (pp. 773-793). Lisboa: Círculo de Leitores/Campo das Letras.
Côrte-Real, M. (2010). Música e Migração. Número especial, Migrações: Revista do Observatório das Migrações, 7.
Kiwan, N. & Meinhoff, U. H. (Eds.) (2011). Music and Migration: A Transnational Approach. Special Issue in Music and Arts in Action, 3.
Ramnarine, T. (Ed.) (2007). Musical Performance in the Diaspora. Special Issue, Ethnomusicology Forum, 16(1).
Reyes, A. (1999). Songs of the Caged, Songs of the Free. Philadelphia: Temple University Press.
Stokes, M. (Ed.) (1994). Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg.
Stokes, M. (2004). Music and the Global Order. Annual Review of Anthropology, 33: 47-72.
Método de ensino
A unidade curricular será ministrada em regime de seminário com uma parte expositiva do professor e alguns convidados (sobretudo para apresentar estudos de caso realizados pelo convidado), avaliação crítica da literatura relevante por parte dos alunos, e discussão entre todos da literatura fundamental, dos estudos de caso, e da aplicabilidade das perspectivas aprendidas a casos concretos.
Método de avaliação
Avaliação: participação no seminário = 30%; redacção de um ensaio focando a revisão da literatura em torno de um aspecto seleccionado no âmbito do tema da UC = 40%; elaboração de um pequeno projecto visando a aplicação do conhecimento adquirido no âmbito social, educacional ou artístico = 30%.