Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas Educativas em Música: Projetos e Metodologias

Código

722021048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

João Pedro Reigado

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Conhecer conceitos, modelos, instrumentos e recursos da prática educativa em música desenvolvidos ao longo do século XX e XXI, analisando-os à luz das principais problemáticas pedagógicas, didácticas e aplicando-os em projectos específicos direccionados para o Ensino Básico.
- Identificar, aplicar e demonstrar respostas diversificadas para diferentes problemas de ensino-aprendizagem no âmbito de uma visão pluralista da música e seus domínios de fundamentação.
- Encontrar respostas pessoais para a sua futura actuação como profissional com base numa reflexão sobre o seu próprio percurso de aprendizagem.
- Desenvolver capacidades de pesquisa e de recolha de informação bem como de identificação/formulação de problemas originais em âmbitos temáticos relacionados com o ensino e aprendizagem da música.
- Conceber, realizar e demonstrar em situações práticas simuladas projectos específicos de intervenção educativa aplicando conhecimento pedagógico e metodológico em estudo.
- Conhecer projectos musicais realizados fora do âmbito escolar, nomeadamente de intervenção comunitária, analisando-os e interpretando-os à luz de conceitos e filosofias educativas mais amplas.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Modelos, conceitos, princípios, instrumentos e recursos pedagógicos da educação musical desenvolvidos ao longo do século XX e XXI – dos métodos activos de ensino às teorias de aprendizagem: contributo para o desenvolvimento da reflexão e prática educativa da música. Os contributos de E.J. Dalcroze, E. Willems, C. Orff, Z. Kodály, E. Gordon. Abordagens não-formais em sala de aula: do experimentalismo de M. Shaffer, J. Paynter a tendências do século XXI – a integração do ensino do rock, do jazz, da música popular e do mundo nos curricula.
Caracterização e estudo em função das problemáticas:
1. Desenvolvimento da aprendizagem
Movimento e corpo – seu contributo para o desenvolvimento da compreensão auditiva e cinestésica da música, bem como da expressividade musical.
Desenvolvimento do vocabulário musical – do canto e movimento à prática instrumental; improvisação, composição e criatividade.
Desenvolvimento de conteúdos específicos: melodia, ritmo, forma, harmonia, dinâmica, sua contextualização com processos e dimensões do ensino e aprendizagem.
Desenvolvimento silábico e notacional (leitura e escrita).

2. Processos de ensino:
Estratégias de modelagem, avaliação e descoberta de problemas. A problemática da promoção de transferência.
Papel dos cancioneiros.
Comunicação e ludicidade em sala de aula.
Papel dos sistemas silábicos fixos e móveis, sistemas fonomímicos para o desenvolvimento da leitura e escrita notacional.
O papel das novas tecnologias na renovação dos recursos pedagógico- didácticos.

3. Planificação e execução de projectos de actividades didácticas para diferentes âmbitos de aprendizagem e temáticas musicais direccionados para a educação musical no Ensino Básico.

Bibliografia

Abramson, R. (1998). Feel it! Rhythm games for all. Van Nuys-CA: Alfred Publishing Co.
Campbell, S. P. & Scott-Kassner, C. (1995). Music in childhood: From Preschool through the Elementary grades. New York: Schirmer Books.
Choksy, L., Abramson, R., Gillespie, A. & Woods, D. (1986). Teaching music in the twentieth century. N. Jersey: Prentice-Hall.
Díaz, M. & Giráldez, A. (2007). Aportaciones teóricas y metodológicas a la educación musical. Barcelona: Editorial Graó.
Green, L. (2008). Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Farnham-Surrey: Asghate.
Keetman, G. (1974). Elementaria. First Acquaintance with Orff-Schulwerk. London: Schott (1970).
McPherson, G. (Ed.), (2007). The child as musician. Oxford: Oxford University Press.
Paynter, J. & Aston, P. (1970). Sound and Silence – Classroom Projects in Creative Music. Cambridge: Cambridge University Press.
Schafer, M. R. (1992). O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP.

Método de ensino

Análise e discussão de textos, vídeos, ou outros documentos.
Demonstração prática de técnicas e actividades específicas através de simulação de situações de ensino-aprendizagem.
Observação, discussão e avaliação de demonstrações relativas a diferentes práticas de ensino.

Método de avaliação

A avaliação é contínua, contemplando :
1) Planificação e simulação de actividades de ensino-aprendizagem direccionadas a contextos curriculares determinados, aplicando técnicas e instrumentos pedagógicos estudados: duas apresentações práticas individuais, ao longo do semestre lectivo, a última das quais no seu término, cada qual com um peso de 30% na classificação global da UC (total: 60%).
2) Apresentação individual de documento escrito sobre temática de estudo escolhida e proposta, apoiado em bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma (30%).
3) Assiduidade, interesse e realização de tarefas lectivas: esta dimensão, sendo fundamental para a consolidação de conhecimentos e competências, terá carácter individual e resultará de registos de assiduidade, participação nas discussões, debates e realização de tarefas oportunamente solicitados e desenvolvidos durante o semestre lectivo, contemplando um peso de 10% na classificação global da UC.

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