Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Antropologia Filosófica

Código

722031032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Formação avançada na área disciplinar da Antropologia Filosófica, com
elevado nível de conhecimento dos seus problemas fundamentais, da sua
história, dos seus debates doutrinais e metodológicos, bem como da sua
articulação com outras áreas disciplinares;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, com domínio da tradição interpretativa e do estado actual da investigação a seu respeito;
c)Elevada capacidade de reflexão e análise crítica de problemas no âmbito da Antropologia Filosófica;
d)Realização de investigação supervisionada no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, que responda a elevados padrões de rigor e exigência;
e)Aquisição de competências para a o desenvolvimento de investigação autónoma no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Alternativas e Misturas – o Filebo de Platão
O Filebo é uma labiríntica discussão de questões fundamentais da vida humana, da sua estrutura, do que está em causa nela.
Trata-se de fazer uma interpretação global do diálogo. O Filebo é um puzzle. Tem de ser estudado peça por peça e também tem de ser “construído”. Isso implica discutir questões sintáticas e semânticas, seguir os nexos com o resto do corpus platonicum, ponderar diferentes abordagens metodológicas e possibilidades de interpretação, analisar as ideias e conceitos desenvolvidos por Platão, estudar a relação entre as várias peças do puzzle, etc.
Por outro lado, trata-se de apurar que é que o Filebo tem para dizer sobre as referidas questões. Afinal, “que é que procuramos”, “em que situação nos achamos”, “que está em causa na vida”? Adaptando a fórmula de Hume, quando fala de uma “geography of the mind”, pode-se dizer que a tarefa deste seminário é estudar a intrigante “geografia da vida humana” esboçada no Filebo.

Bibliografia

The Philebus of Plato, ed. with Introduction, Notes and Appendices by R. G. Bury, Cambridge, University Press, 1897, reed. Salem (New Hampshire), Ayer, 1988;
Platonis Philebus, rec, G. Stallbaum, Gothae, Hennings, 1842;
Platonis Philebus with Introduction and Notes by. C. Badham, London, John Parker & Son, 1855/The Philebus of Plato. Introduction, Notes & Appendix by C. Badham, Edinburgh, Williams & Norgate, 1878;
Platon Philebos, Übersetzung und Kommentar v. D. Frede, Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1997;
Platone Filebo, introduzione, traduzione , note etc., di M. Migliori, Milano, Bompiani, 2000;
The Tragedy and Comedy of Life. Plato’s Philebus, Translated and with Commentary by S. Benardete, Chicago & London, The University of Chicago Press, 1991.

Método de ensino

Regime de Seminário. Leitura, interpretação e comentário de um texto filosófico. Análise e discussão de questões de interpretação, teses e problemas em causa no texto estudado.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho escrito, entre 15 a 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário –intervenções orais (1/4) .

Cursos