
Arte e Experiência
Código
722031033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Capacidade de identificar e equacionar o processo criativo, a partir da «experiência estética»; de distinguir os diferentes tipos de experiência da experiência estética; de integrar o inconsciente na experiência estética. Papel da experiência trans-artística na experiência estética;
2) Capacidade de analisar criticamente o binómio «experiência do criador - experiência do receptor»; análise da noção de receptor, seu papel no processo criativo;
3) Capacidade de equacionar a relação «arte vida»; situar a importância do tema na história da arte;
4) Capacidade de reflectir criticamente sobre a possibilidade de caracterizar o objecto artístico pela experiência que produz;
5) Capacidade de colocar problemas de ordem estética e filosófica a partir da noção controversa de experiência estética.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Tema: Filosofia & Cinema
Este seminário é inspirado na recente tendência para levar a cabo uma análise do cinema como uma forma de arte cujas obras não são nem meras ilustrações de teses e argumentos filosóficos, nem uma mera matéria prima para a reflexão filosófica, nem uma mera forma de ornamentar análises filosóficas, mas, verdadeiramente, exercícios filosóficos, filosofia em acção o cinema como um filosofar (Mulhall 2002).
O cinema de Ingmar Bergman será o ponto de partida e o principal objecto de análise do seminário, mas também serão considerados outros cineastas. Os principais problemas filosóficos que serão tratados são os seguintes:
1. A questão da mimesis.
2. O problema da verdade.
3. Vontade, desejo e pulsão.
4. O niilismo.
5. Poder e ideologia.
Por um lado, estes temas serão pensados a partir da análise de diversos filmes, por outro a sua problematização passará também pela discussão do pensamento de muitos autores fundamentais da história da filosofia, como Platão, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Lacan ou Deleuze. É com base nesta discussão que se procurará explorar a possibilidade de os filmes de Bergman encerrarem em si mesmos uma filosofia própria, cuja expressão mais adequada seja, de facto, cinematográfica, e não conceptual.
Bibliografia
- ARISTÓTELES, de arte poetica liber, Oxford, Clarendon Press, 1968
-BERGMAN, I., Images, My Life in Film, New York, Arcade Publishing, 1990
-HALLIWELL, Stephen, The Aesthetics of Mimesis, Ancient Texts and Modern Problems, Princeton and Oxford, Princeton University Press, 2002
-MULHALL, S., On film, Thinking in Action, London and New York, Routledge, 2002
-IEK, S., Looking Awry, Cambridge Mass./ London, MIT Press, 1992
Método de ensino
Aulas expositivas Análise e comentário de textos. Discussão de temas e de trabalhos apresentados pelos alunos
Método de avaliação
Prova escrita de avaliação de conhecimentos. Apresentação e discussão de trabalhos