Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Ética

Código

722031048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pré-requisitos

Conteúdo

O Seminário terá como fio condutor a exploração das diversas aproximações à
ideia de «vida feliz», «vida boa», excelência, pondo-as em confronto com as
ambiguidades da própria noção de felicidade. A abordagem da noção de «vida feliz»
coloca-nos à partida perante o problema do mal - «mal radical» ou «banalidade do
mal»? - e da finitude da condição humana.
Uma “história da ética” não consistirá numa sucessão de teorias éticas, mas na
observação das constelações que se foram perfilando à volta de pares de noções como
bem/mal, teoria/prática, natural/racional, e das antinomias a que essas diversas
constelações deram origem. No centro das atenções estará sempre o Eu como sujeito
moral e a sua situação-limite entre natureza e racionalidade.
Na vertente prática, serão tratados algumas questões de ética prática, mais
discutidas na época contemporânea.

Bibliografia

FICHTE, J.-G. – Anweisung zum seligen Leben, Sämmtliche Werke,Tomo V (trad.
Fr. Initiation à la vie bienheureuse, Aubier, Éditions Montaigne, 1944.
MURDOCH, I. – The Sovereignty of Good, London and New York, Routledge,
2004
SPAEMANN, R. – Grenzen. Zur ethischen Dimension des Handelns, Stuttgart,
2001. Trad. esp: Límites. Acerca de la Dimensión Ética del Actuar, Madrid, Ediciones
Internacionales Universitarias, 2003
Glück und Wohlwollen, Ernst Klett Verlagt, Stuttgart, 1989. Trad. Esp.
Felicidad y Benevolencia, Madrid, Rialp, 1991
TAYLOR, CHARLES – The Sources of the Self. The Making of Modern Identity,
Cambridge Mass., Harvard University Press, 1989.
The Ethics of Authenticity, Cambridge Mass. Harvard University Press, 1991.
TUGENDHAT, ERNST – Vorlesung über Ethik, Suhrkamp Verlag, Frankfur am
main, 1993. Trad. Brasileira: Lições sobre Ética, Editora Vozes, 2003

Método de ensino

Método de avaliação

Cursos