
Questões de Ontologia
Código
722031054
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Mário Jorge Carvalho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1)Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ontologia, da sua pertinência como forma de saber em falta (zêtoumenê epistêmê), da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas;
2)Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens que foram desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ontologia;
3)Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ontologia;
4)Elevada capacidade de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos, bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ontologia;
5)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Ontologia, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
6)Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ontologia.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Os Beiträge de Dilthey uma viragem?
Constitutem os Beiträge de Dilthey um ponto de viragem na questão sobre a realidade? Se sim, como e por que razões? Qual o terminus a quo dessa viragem? E qual é então o seu resultado que perspectivas novas vem abrir?
E é o novo modo de pensar introduzido por Dilthey algo totalmente novo? Ou, de facto, houve precursores Platão, os Estóicos, Fichte, Bouterwek, Maine de Biran, entre outros? Mas mais: são os precursores de Dilthey apenas isso: precursores? Ou os precursores até foram mais longe do que o próprio Dilthey de sorte que são eles quem representa ou antecipa a verdadeira viragem?
Finalmente, que impacto teve esta viragem (a viragem introduzida por Dilthey ou pelos seus precursores) no pensamento filosófico posterior? São as perspectivas que eles desenharam apenas uma coisa do passado ou é este, pelo contrário, um daqueles casos em que aquilo que ficou para trás acaba por se revelar como sendo o que temos pela frente?
Bibliografia
DILTHEY, W., Gesammelte Schriften, Leipzig/Berlin, Teubner, Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1922-, Selected Works, ed. R. A. Makkreel/ F. Rodi, New Jersey, Princeton University Press, 1985-, uvres, éd. Sylvie Mesure, Paris, Cerf, 2002-, Obras de Wilhelm Dilthey, Mexico, Fondo de Cultura Económica, 1944-, Contributi alla soluzione del problema dellorigine della nostra credenza nella realità del mondo esterno e del suo diritto, in: IDEM, Per la fondazione delle scienze dello spirito: scritti editi e inediti 1860-1896, Milano, F. Angeli, 1985;
FICHTE, J. G., Gesamtausgabe der Bayerischen Akademie der Wissenschaften, Stuttgart-Bad Cannstatt, Frommann-Holzboog, 1962-2012;
BOUTERWEK, F., Idee einer Apodiktik. Ein Beytrag zur menschlichen Selbstverständigung und zur Entscheidung des Streites über Metaphysik, kritische Philosophie und Skepticismus, Halle, Renger, 1799, reed. Bruxelles, Culture et Civilisation, 1968, Hildesheim, Olms, 2006;
MAINE de BIRAN, uvres, ed. P. Azouvi et al., Paris, Vrin, 1998-
Método de ensino
Regime de Seminário. Leitura, interpretação e comentário de um texto filosófico. Análise e discussão de questões de interpretação, teses e problemas em causa no texto estudado.
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho escrito, entre 15 a 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário intervenções orais (1/4) .