
Ambiente e Mudanças Globais
Código
722041025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
José Eduardo Ventura
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecer os impactes do Homem no ambiente;
2. Identificar os principais problemas ambientais da actualidade e suas consequências;
3. Caracterizar as principais modificações do ambiente e sua evolução;
4. Perceber a relevância da alteração do clima no ambiente;
5. Relacionar a interferência do Homem no ambiente com as mudanças globais;
6. Avaliar a implementação de políticas de adaptação e mitigação.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1 - Introdução à problemática do ambiente e das mudanças globais
2 - Evolução da intervenção do Homem no ambiente ao longo dos tempos.
3 - Carácter global da relação entre o Homem e o ambiente na actualidade.
4 - Principais problemas contemporâneos com repercussões a nível global: crescimento da população, pressão sobre os recursos e mudança climática.
5 - Intervenção do Homem na biosfera e suas consequências ao nível da vegetação, solos, meios hídricos, atmosfera, morfologia, agricultura, saúde humana...
6 - Mudança climática, incertezas, retroacções, cenários previstos e respectivas consequências.
7 - Medidas/políticas de adaptação e mitigação.
Bibliografia
BROWN, L. R., Plan B 2.0: Rescuing a Planet under Stress and Civilization in Trouble, Nova Iorque, W.W. Norton & Co, 2006, pp 3-40.
ALMEIDA, M., Um Planeta Ameaçado. A Ciência perante o Colapso da Biosfera, Lisboa, Esfera do Caos, 2006, pp 79-144.
PITTOCK, A. B., Climate Change. Turning up the Heat, Londres, Earthscan, 2005, pp 106-190.
GOUDIE, A., The Human Impact on the Natural Environment, 5ª ed., Oxford, Blackwell, 2000, pp 1-36 e 419-433.
GRAVES, J. e REAVEY, D., A Mudança Global do Ambiente. Plantas, Animais e Comunidades, Perspectivas Ecológicas, Lisboa, Instituto Piaget, 1998, pp 15-130.
Método de ensino
Método de Ensino: Expositivo e participativo.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação:
- Leitura de um conjunto de textos temáticos, que serão objecto de avaliação num teste escrito presencial.
- Elaboração de um trabalho escrito ou preparação e realização de visita de estudo com apresentação de relatório.
- Elaboração de um ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultante de pesquisa autónoma.
Cursos
- Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento