Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Geografia do Desenvolvimento

Código

722041048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Discutir criticamente políticas e estratégias associadas com as principais teorias do desenvolvimento, em fins do século XX;
b) Perceber os problemas relacionados com o planeamento do desenvolvimento da cooperação e ajuda internacionais;
c) Saber avaliar o papel dos diversos agentes (agências internacionais, Estados, privados e Sociedade Civil) nos processos de desenvolvimento;
d) Compreender os princípios éticos a serem seguidos por profissionais de países desenvolvidos envolvidos na cooperação para o desenvolvimento;
e) Ter capacidade para participar de projectos de desenvolvimento do território nos outros países da CPLP;
f) Aplicar métodos participativos em trabalho de campo no âmbito de projectos de desenvolvimento;
g) Desenvolver um projecto de investigação num determinado aspecto da geografia do desenvolvimento.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Conceitos, teorias, modelos, políticas e problemas relacionados com o desenvolvimento
Teorias e modelos de desenvolvimento: evolução
Políticas e problemas de desenvolvimento: síntese
Evolução da doutrina do desenvolvimento e ajuda para o desenvolvimento, após a II GM: condicionamentos à ajuda ao desenvolvimento
Papel do Estado no desenvolvimento: evolução e situação actual
Agentes de desenvolvimento. Globais; Agências internacionais; ONGs; instituições privadas;
Objectivos da ajuda ao desenvolvimento: redução da pobreza; empowerment: mciro-crédito e as mulheres; conservação e preservação do ambiente; modos de vida sustentáveis; segurança alimentar; habitação para os pobres
União Europeia e ajuda/cooperação para o desenvolvimento.
Estado português e cooperação para o desenvolvimento, com ênfase nos PALOPs e Timor-Leste
Desenvolvimento participativo: teoria e prática; governança, participação da comunidade/sociedade civil no desenvolvimento
Métodos participativos: Avaliação Rural Participativa; Avaliação Rural Rápida; Exemplos de desenvolvimento participativo: Orçamento Participativo e Agenda Local 21
Participação de geógrafos na cooperação portuguesa com outros países da CPLP: planos de desenvolvimento e ordenamento do território
Experiências em programas de desenvolvimento de instituições diversas: Agências da Nações Unidas; Cooperação Portugal-PALOPs; ONGDs

Bibliografia

YUNUS, M., Criar um Mundo sem Pobreza: O Negócio Social e o Futuro do Capitalismo, Difel, Lisboa, 2008, 1-225.
CHAMBERS, R., Participatory Workshops: A Sourcebook of 21 Sets of 21 Ideas & Activities, London, Earthscan, 2005, 1-129.
EADE, D. (Ed), Development Methods and Approaches: Critical Reflections, OXFAM PUBLICATIONS, .Oxford, 2003, pp. pp. ix-43; 60-72; 214-248.
DESAI, V.; POTTER, R. B., The Companion of Development Studies, London, Hodder Arnold, 2002, pp. 54-58; 117-121; 135-139;151-170; 257-262.
TARP, F.; HJERTHOLM, P. (eds.), Foreign Aid and Development: Lessons Learnt and Decisions for the Future, Routledge, London, 2000, pp. 15-311; 332-350; 392-449.

Método de ensino

Aulas expositivas;
Aulas práticas (40%): orientação na elaboração dos trabalhos; simulação da aplicação de métodos participativos
Discussões, mediados pelo professor, sobre os diversos temas da disciplina;
Apresentação de material audiovisual e discussão à volta do tema exibido.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho individual baseado em pesquisa bibliográfica (40% da nota final);
Elaboração de trabalho individual baseado em trabalho de campo, o qual inclui uma parte escrita (50% da nota final) e apresentação oral (10% da nota final).

Cursos