Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Recursos Hídricos

Código

722041078

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Conhecer as características peculiares da água e sua importância para a vida;
b)Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico e o seu papel na repartição da água e do calor à superfície do Globo;
c) Identificar os problemas relacionados com os recursos hídricos nas diversas escalas de análise;
d) Caracterizar as situações hidrológicas extremas e suas implicações no ordenamento do território;
e) Analisar a problemática da gestão dos recursos hídricos, nomeadamente nas suas implicações económicas, ambientais, jurídicas e sociais;
f) Avaliar as consequências da mudança climática nos recursos hídricos

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) As características da água e sua importância para a vida na Terra.
2) A água como factor limitante ao desenvolvimento dos ecossistemas.
3) Os extremos hidrológicos, suas causas, consequências e possível mitigação.
4) Os problema dos recursos hídricos à escala Mundial, da Europa e Mediterrâneo e da Península Ibérica.
5) A situação actual do planeamento dos recursos hídricos em Portugal: Planos de Bacia Hidrográfica; Plano Nacional da Água, Directiva Quadro da Água e Lei da Água.
6) Os impactes da mudança climática nos recursos hídricos.

Bibliografia

CALDER, I. R., Blue Revolution. Integrated Land and Water Research Management, 2ª ed., Londres, Earthscan, 2005, pp 175-252.
CUNHA, L. V., (2002) “Perspectivas da Gestão da Água para o Século XXI: Desafios e Oportunidades”, Recursos Hídricos, Vol. 23, nº 2, Lisboa, pp 33-42.
JONES, A. A. (1997) - Global Hydrology. Processes, resources and environmental management, Longman, Essex.
PEIXOTO, J. P., A Água no Ambiente, MPAT, Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais, Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento da Administração do Território, 1989, 171p.
SANTOS F. D. e MIRANDA, P., (editores), Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação, Projecto SIAM II, Lisboa, Gradiva, 2006, pp 117-168.

Método de ensino

Expositivo.
Participativo.

Método de avaliação

- Leitura de um conjunto de textos temáticos, que serão objecto de avaliação num teste escrito presencial.
- Duas apresentações orais com elaboração de powerpoint e ficha.
- Realização de um trabalho prático na aula
- Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma, com apresentação oral e escrita.

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