Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comércio e Urbanismo

Código

722041091

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

José Afonso Teixeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer as mudanças recentes no comércio e distribuição em Portugal; b) Compreender as lógicas imobiliárias no comércio e nos serviços; c) Reconhecer as lógicas de localização do comércio à escala urbana; d) Discutir a importância económica e social do comércio nas áreas rurais; e) Analisar as questões do comércio e do consumo numa perspectiva de desenvolvimento; f) Compreender a importância do Urbanismo Comercial; g) Conhecer a evolução da Regulação do equipamento comercial na União Europeia; h) Analisar a intervenção pública no comércio em Portugal; i) Analisar criticamente as experiências de Urbanismo Comercial em Portugal; j) Desenvolver um raciocínio crítico sobre a relação entre novas formas de comércio, organização do espaço e modos de vida urbanos; k) Desenvolver relatórios técnicos no domínio do Urbanismo Comercial; l) Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações práticas, designadamente em estudos de localização de equipamentos comerciais.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

I – Comércio e cidade: mudanças recentes numa relação milenar I.1. As mudanças recentes no comércio e na distribuição: com a cidade ou contra a cidade? I.2. Das estruturas monocêntricas às novas centralidades: e depois do crescimento na periferia?
II - Desenvolvimento Imobiliário, Comércio e Estruturação do Espaço Urbano: Contexto e Paradigmas II.1. Neo-liberalismo e Desenvolvimento Urbano II.2. Processo de desenvolvimento Imobiliário II.3. Uso do Solo Urbano e Teorias do valor do solo II.4. Comércio, Sustentabilidade e resiliência urbanas II.5. Comércio, Renovação e regeneração urbanas
III- Políticas e experiências de Urbanismo Comercial III.1. Bases conceptuais e metodológicas de (um) Urbanismo Comercial. III.2. Experiências de Urbanismo Comercial em países da Europa e nos EUA. III.3. Experiências de Urbanismo Comercial em Portugal III.4. Intervenções em centros de cidade: análise de casos. III.5. Cartas de Urbanismo Comercial e Cartas Estratégicas de Comércio. III.6. Gestão de Centros de cidade: justificação, domínios de intervenção, modelos de gestão.
IV- Pontes para o futuro I. Comércio, consumo e modelos de desenvolvimento. II. Repensar a relação comércio-cidade no contexto da cidade pós-moderna

Bibliografia

 BALSAS, Carlos J.L.(2002), Urbanismo Comercial e parcerias público-privado, Ministério da Economia: Gabinete de Estudos e Prospectiva Económica/Observatório do Comércio, Lisboa.
 CACHINHO, H. (2005), “O comércio retalhista: da oferta de bens às experiências de vida”, in Carlos Alberto Medeiros (dir), Geografia de Portugal, vol.3, Actividades económicas e espaço geográfico. Lisboa, Círculo de Leitores.
 CACHINHO, H. (2014), “Consumerscapes and the resilience assessment of urban retail systems”. Cities, Vol 36, p.131-144.
 FERNANDES, J. R. CHAMUSCA P. (2014),“Urban policies, planning and retail resilience”. Cities,Vol 36, p.170-177.
 GIBBS, Robert, J. (2011) Principles of Urban Retail Planning and Development. N. Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
 SALGUEIRO, T.B. e CACHINHO, H. (ed.) (2011), Retail Planning for the Resilient City. Consumption and Urban Regeneration. Lisboa, CEG.

Método de ensino

Aulas expositivas e participadas; Discussão a partir de um conjunto de textos seleccionados; Debates sobre temas do programa. Casos práticos: análise de intervenções e crítica das soluções

Método de avaliação

1) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria leccionada [35%].
2) Trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e/ou informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma. O trabalho é desenvolvido em grupos até 3 pessoas (podendo ser individual). [40%]
3) Pequeno ensaio sobre um tema do programa. [20%].
4) Assiduidade: 5%

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