Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Políticas Territoriais Europeias

Código

722041094

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Transmitir um conjunto de saberes, de natureza teórica e empírica, relacionados com o desenvolvimento territorial.
b) Apreciar quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento regional e local na Europa, EUA e em Portugal.
c) Avaliar o papel da concentração geográfica no crescimento económico.
d) Conhecer as linhas de força dos novos desafios que se colocam ao poder local.
e) Entender a dinâmica territorial portuguesa recente e prospectivar tendências.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

(1) A “Tale of two policies”: desenvolvimento regional e ordenamento do território (2) As Regiões e a Europa (3) Política Desenvolvimento Regional Europeia (4) O Ordenamento do Território na UE (5) Os novos modelos de competitividade territorial (6) A “Explosão Metropolitana” (7) Territórios periféricos, transfronteiriços e insulares (8) Emprego e Migrações (9) Governação Local (10) As Agências de Desenvolvimento Regional e Local (11) Dinâmica territorial em Portugal (12) Estudos de casos.

Bibliografia

SHAW, D. et al , Regional Planning and Development in Europe, Londres, Ashgate, 2003.
AMIN, A.; THRIFT, N., Globalization, Institutions and Regional Development in Europe, Oxford, Oxford University Press, 2002.
WILLIAMS, R H, European Union Spatial Policy and Planning, Londres, Paul Chapman Publishing, London, 1996.
ROMUS, P., L’Europe Régionale, Collection Europe, Bruxelles, Éditions Labor, 1990.
FOLMER, H., Regional Economic Policy, Dordrecht, Martinus Nijhoff Publishers, 1986.

Método de ensino

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e análise de casos práticos.
A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interacção docente-aluno.

Método de avaliação

- A leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- A participação num trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina.

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