
Técnicas e Metodologias para o Planeamento Territorial
Código
722041101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Margarida Pereira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Abordar a articulação território-dinâmicas territoriais-planeamento territorial
Compreender o planeamento como um processo complexo
Analisar diferenças e complementaridades entre planeamento estratégico e planeamento físico
Aplicar metodologias específicas de análise, diagnóstico, estruturação de objetivos, estratégia de atores, cenarização e análise multi-critério.
Discutir o processo de (re)classificação e (re)qualificação do solo
Compreender a ligação entre condicionantes à ocupação, modelo de ordenamento e regulamento do plano
Desenvolver competências na articulação da componente metodológica do planeamento com a componente de Sistemas de Informação Geográfica.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Território e Processo de Planeamento. Território e dinâmicas territoriais. Evolução do processo de planeamento. Da visão racionalista à abordagem colaborativa. Planeamento físico e planeamento estratégico. Metodologias de diagnóstico no Planeamento Territorial. Situações-problema em planeamento territorial. Metodologias de análise e diagnóstico. Estrutura arborescente de objectivos. Análise da estratégia de actores. Condicionamentos físicos, legais e fundiários à ocupação do território. Metodologias propositivas no Planeamento Territorial. Prospectiva e construção de cenários. Envolvimento de actores. Metodologia Delphi. Selecção de alternativas de intervenção: análise multi-critério. Construção da visão estratégica e do plano de acção. Critérios para a (re)classificação e (re)qualificação do solo. Conceito de limiar, de estrutura e de zonamento. Articulação entre ordenamento, condicionantes e regulamento .
Bibliografia
Costa Lobo, M. (1999) Planeamento Regional e Urbano, Lisboa, Universidade Aberta.
DGOTDU (2011), Servidões e Restrições de Utilidade Pública. Edição Digital, 2011.www.dgotdu.pt/showfile.aspx?channelid=C4193EB3
Fernández Guell, J.M. (2006), Planificación Estratégica de Ciudades Nuevos instrumentos y procesos, Barcelona, Editorial Reverté.
Farinós Dasi, Joaquín; Romero, Joan; Salom, Julia (Ed.) - Cohesión e intelegencia territorial. Dinámicas y procesos para una mejor planificación y toma de decisiones. PUV, Valencia, pp. 265-290.
Gómez Orea, Domingos (2008) Ordenación Territorial, 2ª Ed., Ediciones Mundi-Prensa/Editorial Agrícola Espanõla, S.A., Madrid.
Hall, Peter (2002) Urban and Regional Planning, London, Routledge, 4rd ed.
Healey, P. (1997) Collaborative Planning. Shaping Places in Fragmented Societies, MacMillan Press, London.
Método de ensino
Aulas teórica-práticas expositivas e participativas (debates), centradas na: i) compreensão teórica dos princípios e das metodologias utilizados em planeamento territorial; ii) aplicação de metodologias e técnicas específicas; iii) apresentação e discussão de casos de estudo.
Método de avaliação
A avaliação é feita de forma contínua, através da realização de trabalhos individuais, da participação em fóruns de discussão (em regime de e-learning) e de um exame final (presencial).
O sistema de avaliação tem as seguintes componentes:
- Exame final (presencial) sobre toda a matéria leccionada (50%);
-Avaliação contínua (50%), que se traduz na participação na plataforma (40%) e trabalho individual ( 60%).