Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Técnicas e Metodologias para o Planeamento Territorial

Código

722041101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Margarida Pereira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Abordar a articulação território-dinâmicas territoriais-planeamento territorial
Compreender o planeamento como um processo complexo
Analisar diferenças e complementaridades entre planeamento estratégico e planeamento físico
Aplicar metodologias específicas de análise, diagnóstico, estruturação de objetivos, estratégia de atores, cenarização e análise multi-critério.
Discutir o processo de (re)classificação e (re)qualificação do solo
Compreender a ligação entre condicionantes à ocupação, modelo de ordenamento e regulamento do plano
Desenvolver competências na articulação da componente metodológica do planeamento com a componente de Sistemas de Informação Geográfica.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Território e Processo de Planeamento. Território e dinâmicas territoriais. Evolução do processo de planeamento. Da visão racionalista à abordagem colaborativa. Planeamento físico e planeamento estratégico. Metodologias de diagnóstico no Planeamento Territorial. Situações-problema em planeamento territorial. Metodologias de análise e diagnóstico. Estrutura arborescente de objectivos. Análise da estratégia de actores. Condicionamentos físicos, legais e fundiários à ocupação do território. Metodologias propositivas no Planeamento Territorial. Prospectiva e construção de cenários. Envolvimento de actores. Metodologia Delphi. Selecção de alternativas de intervenção: análise multi-critério. Construção da visão estratégica e do plano de acção. Critérios para a (re)classificação e (re)qualificação do solo. Conceito de limiar, de estrutura e de zonamento. Articulação entre ordenamento, condicionantes e regulamento .

Bibliografia

Costa Lobo, M. (1999) Planeamento Regional e Urbano, Lisboa, Universidade Aberta.
DGOTDU (2011), Servidões e Restrições de Utilidade Pública. Edição Digital, 2011.www.dgotdu.pt/showfile.aspx?channelid=C4193EB3
Fernández Guell, J.M. (2006), Planificación Estratégica de Ciudades – Nuevos instrumentos y procesos, Barcelona, Editorial Reverté.
Farinós Dasi, Joaquín; Romero, Joan; Salom, Julia (Ed.) - Cohesión e intelegencia territorial. Dinámicas y procesos para una mejor planificación y toma de decisiones. PUV, Valencia, pp. 265-290.
Gómez Orea, Domingos (2008) Ordenación Territorial, 2ª Ed., Ediciones Mundi-Prensa/Editorial Agrícola Espanõla, S.A., Madrid.
Hall, Peter (2002) Urban and Regional Planning, London, Routledge, 4rd ed.
Healey, P. (1997) Collaborative Planning. Shaping Places in Fragmented Societies, MacMillan Press, London.

Método de ensino

Aulas teórica-práticas expositivas e participativas (debates), centradas na: i) compreensão teórica dos princípios e das metodologias utilizados em planeamento territorial; ii) aplicação de metodologias e técnicas específicas; iii) apresentação e discussão de casos de estudo.

Método de avaliação

A avaliação é feita de forma contínua, através da realização de trabalhos individuais, da participação em fóruns de discussão (em regime de e-learning) e de um exame final (presencial).
O sistema de avaliação tem as seguintes componentes:
- Exame final (presencial) sobre toda a matéria leccionada (50%);
-Avaliação contínua (50%), que se traduz na participação na plataforma (40%) e trabalho individual ( 60%).

Cursos