Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Património Documental

Código

722051200

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reflectir sobre o conceito de património documental e a pertinência da sua utilização; reflectir sobre o conceito de
biblioteca e arquivo no contexto local;
b) Adquirir capacidade para identificar e problematizar o arquivo e a biblioteca como memória, como equipamento social e
cultural tendo presente o seu público e respectivos hábitos;
c) Ter a capacidade de elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível, para
públicos diversificados, os resultados de uma pesquisa acerca do Património Documental, em arquivo ou em biblioteca;
d) Desenvolver aplicações originais e trabalhos de pesquisa sobre património documental na área dos Municípios, capazes
de promover a divulgação da memória local;
e) Adquirir as competências necessárias para a gestão e animação dos equipamentos no âmbito dos municípios

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Módulo sobre Arquivos:
- Noções básicas de arquivística
- O sistema de arquivos públicos português
- Os arquivos municipais: caracterização da instituição, missão e competências, acervos
- A animação cultural a partir da documentação do arquivo municipal.
Módulo sobre Bibliotecas:
Memória
- Conservação do património artístico e literário
- A biblioteca como lugar de diálogo com o passado, mas também de criação e inovação
- O livro e o poder. Biblioteca Real e biblioteca pessoal (do Rei)Informação
- biblioteca e memória
- Bibliotecas Públicas
- transmissão da cultura e do saber (o caso do Plano Nacional de Leitura)
- os vários leitores
- o destino dos livros e das bibliotecas
- A hiperbiblioteca do futuro
- A Cooperação para o Desenvolvimento
- Ler como, para quê e para quem

Bibliografia

ALVES, Ivone e outros, Dicionário de terminologia arquivística, Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1999;
CURTO, Diogo Ramada (dir.), Estudos de sociologia da leitura em Portugal no sex. XX, Lisboa, Fundação Calouste
Gulbenkian, 2006.
GODINHO, Vitorino Magalhães, “A reprodução das obras culturais. As edições de textos - funções, tipologia, critérios”,
Revista de História Económica e Social, (Jul.-Dez. 1984) pp.103-116.
IFLA / UNESCO, Os serviços da Biblioteca Pública, Lisboa, Editorial Caminho, 2003.
MATTOSO, José, “Os materiais” in A escrita da história. Teoria e métodos, Lisboa, Estampa, 1988.
MELO, Daniel, A leitura pública no Portugal Contemporâneo (1926-1987), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
ROUSSEAU, Jean-Yves e COUTURE, Carol, Os fundamentos da disciplina arquivística, Lisboa, Dom Quixote, 1998.
SILVA, Armando Malheiro e outros, Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação, vol.I, Lisboa, Afrontamento,
2009.

Método de ensino

Sessões teóricas de dimensão discursiva, com integração dos conteúdos ministrados nas aulas e sobre temas previamente preparados pelos discentes.Sessões práticas de debate sobre produção teórica recente relativa à área dos arquivos e das bibliotecas.

Método de avaliação

Desempenho escrito: elaboração de um ensaio e de um relatório de visita de estudo.Desempenho oral: apresentação de um livro em aula; apresentação em aula do ensaio.

Cursos