
Protecção e Gestão do Património Arqueológico
Código
722051272
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Identificar a principal legislação internacional e nacional sobre o Património Cultural, Arquitectónico e Arqueológico
2) Reconhecer a evolução e o contexto histórico da gestão do Património Cultural em Portugal.
3) Conhecer a organização da arqueologia na Europa e em Portugal.
4) Analisar diferentes processos de salvaguarda, conservação e valorização de monumentos e sítios arqueológicos.
5) Identificar as principais questões de gestão técnica, de organização administrativa e do sistema financeiro da Arqueologia Portuguesa.
6) Preparar os alunos na metodologia de investigação de casos de estudo.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
I. INTRODUÇÃO AO PATRIMÓNIO CULTURAL
1. Perspectiva histórica
2. Sociedade e Património: atitudes, conflitos e ética patrimonial
3. Consciência, Memória e Identidade
4. Conservação dos bens culturais
II. PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO
1. Génese e história do património arqueológico a nível internacional e nacional
2. Convenções e Recomendações internacionais do Património Arqueológico: UNESCO, Conselho da Europa e ONG´s
3. Legislação portuguesa
4. Protecção e gestão do património arqueológico: Organização da arqueologia e ordenamento do território
5. Museus e Reservas de bens arqueológicos
III. CASOS, PROGRAMAS E PLANOS DE GESTÃO
1. Inventário e classificação
2. Cartas arqueológicas
3. Conservação de sítios e monumentos classificados
4. Valorização, promoção e divulgação
5. Itinerários arqueológicos
6. Programas de cultura, educação e turismo
7. Gestão de sítios arqueológicos
8. Parques arqueológicos: planos de ordenamento
Bibliografia
CUSTÓDIO, Jorge (2011), \"Renascença\" Artística e Práticas de Conservação e Restauro Arquitectónico em Portugal, durante a 1.ª República: Fundamentos e Antecedentes, Lisboa: Caleidoscópio
CUSTÓDIO, Jorge, Coordenação (2012), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal 1910-2010, 2.ª ed., Lisboa: IGESPAR
LACROIX, Michel (1999), O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda, Lisboa: Piaget
LOPES, Flávio (2012), Património Arquitectónico e Arqueológico: Noção e Normas de Protecção, Lisboa: Editorial Caleidoscópio
NEGRI, Vicent (coord.), (1992), \"Lorganisation territoriale de larchéologie en Europe\", in Actes des Rencontres Européennes de lArchéologie. Montpellier 1991. Ed. CNFPT
Método de ensino
Aulas teóricas ilustradas. Discussão crítica dos itens do programa da unidade curricular, vai a par com participação activa nas aulas. Exercício de comentários críticos. Visita de estudo a um Sítio e a um Parque Arqueológico. Actividades orientadas pelo docente assistência a conferências. Apresentação e discussão de trabalhos de investigação referente a casos de estudo, precedido da entrega de plano prévio e com apresentação e discussão na aula. Os alunos têm de apresentar de relatório de visita de estudo.
Método de avaliação
Avaliação decorre da soma das classificações dos dois trabalhos e da participação em contexto dos exercícios realizados na sala de aula: Trabalho de investigação (60%), Relatório da visita (25%) e participação (15%). Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 10 valores.