Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arqueologia da Arquitectura

Código

722051277

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

André Pinto Dias Teixeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer a origem, os objectivos e as metodologias da Arqueologia da Arquitectura.
b) Saber analisar a estratigrafia de cota positiva.
c) Conseguir identificar várias fases construtivas e a sua sucessão cronológica.
d) Conhecer os elementos construtivos e arquitectónicos, assim como as suas tipologias.
e) Conseguir datar o edificado pela análise arquitectónica formal, construtiva e dimensional.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Sendo a Arqueologia da Arquitectura um método científico aplicado à intervenção no património construído, o conteúdo da disciplina será o conjunto metodológico que trata a edificação como um documento, submetendo-o à análise estratigráfica e ao conhecimento tipológico da forma, dos materiais e dos processos construtivos. A sua aplicação é particularmente relevante na Arqueologia Medieval, Moderna e Industrial.

Bibliografia

CARITA, Hélder, Bairro Alto – Tipologias e modos arquitectónicos, Lisboa, CML, 1990.
CABALLERO ZOREDA, Luis – «Arqueología de la Arquitectura: conocimiento e intervención» in Estudos / Património, n.º 9, (2006), p. 33-43.
HARRIS, Edward C., Principios de estratigrafia arqueológica, Barcelona, Crítica, 1991.
FONTES, Luís F. de Oliveira, «Experiências portuguesas em Arqueologia da Arquitectura» in Estudos / Património, n.º 9, (2006), pp. 44-55.
RAMALHO, Maria de Magalhães, «Arqueologia da Arquitectura. O método arqueológico aplicado ao estudo e intervenção em património arquitectónico» in Estudos / Património, n.º 3, (2003), pp. 19-29.

Método de ensino

Exposição teórica dos conteúdos e metodologias da disciplina.
Análise e comentário de casos relevantes.
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em trabalhos.
Visitas de estudo em Lisboa.


Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo (máximo 2 alunos) escrito 40% e oral 20%.
Apresentação oral de um artigo, relativo à UC, a discutir na aula 30%
Participação activa e pertinente nas aulas práticas 10%.

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