
Arqueologia da Arquitectura
Código
722051277
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
André Pinto Dias Teixeira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer a origem, os objectivos e as metodologias da Arqueologia da Arquitectura.
b) Saber analisar a estratigrafia de cota positiva.
c) Conseguir identificar várias fases construtivas e a sua sucessão cronológica.
d) Conhecer os elementos construtivos e arquitectónicos, assim como as suas tipologias.
e) Conseguir datar o edificado pela análise arquitectónica formal, construtiva e dimensional.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Sendo a Arqueologia da Arquitectura um método científico aplicado à intervenção no património construído, o conteúdo da disciplina será o conjunto metodológico que trata a edificação como um documento, submetendo-o à análise estratigráfica e ao conhecimento tipológico da forma, dos materiais e dos processos construtivos. A sua aplicação é particularmente relevante na Arqueologia Medieval, Moderna e Industrial.
Bibliografia
CARITA, Hélder, Bairro Alto Tipologias e modos arquitectónicos, Lisboa, CML, 1990.
CABALLERO ZOREDA, Luis «Arqueología de la Arquitectura: conocimiento e intervención» in Estudos / Património, n.º 9, (2006), p. 33-43.
HARRIS, Edward C., Principios de estratigrafia arqueológica, Barcelona, Crítica, 1991.
FONTES, Luís F. de Oliveira, «Experiências portuguesas em Arqueologia da Arquitectura» in Estudos / Património, n.º 9, (2006), pp. 44-55.
RAMALHO, Maria de Magalhães, «Arqueologia da Arquitectura. O método arqueológico aplicado ao estudo e intervenção em património arquitectónico» in Estudos / Património, n.º 3, (2003), pp. 19-29.
Método de ensino
Exposição teórica dos conteúdos e metodologias da disciplina.
Análise e comentário de casos relevantes.
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em trabalhos.
Visitas de estudo em Lisboa.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo (máximo 2 alunos) escrito 40% e oral 20%.
Apresentação oral de um artigo, relativo à UC, a discutir na aula 30%
Participação activa e pertinente nas aulas práticas 10%.