
Mediação e Educação em Museus
Código
722051317
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
António Camões Gouveia
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Reflectir sobre algumas especificidades das comunidades e dos museus
- Analisar diversos projectos culturais e educativos
- Avaliar as potencialidades dos museus como espaços educativos
- Conceber projectos educativos exequíveis
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
I. Mediação e Comunidade
1. Comunidades geográficas e Museus
2. Comunidades humanas e Museus
a) Associações
b) Séniores/Universidades de Terceira Idade
c) Escolas
d) Voluntários
II. Mediação, Educação e Museus
Conceitos/Práticas de Cultura
3. Aprendizagens não formais
4. Educação em Museus
Museu como ferramenta educativa e performativa
Públicos escolares
Serviços educativos
Visitas guiadas
Outros projectos de animação pedagógica
5. Conceber projectos educativos
a) A partir de uma peça de museu
b) A partir de um tema
Bibliografia
BARRIE, Dennis, Reiventing the museum: a new-model formula for sucess. The Rock and Roll Hall of Fame and Museum
and The International Spy Museum in Carlos L. Medeiros (coordenação), Cultura, factor de criação de riqueza. Uma nova
perspectiva dos museus, Lisboa, CEPCEP/Universidade Católica Portuguesa, pp. 47-62.
BLANCO, Ángela García, Didáctica del Museo. El descubrimiento de los objetos, Madrid, Ediciones de la Torre, 1994.
GOB, André; DROUGUET, Noémie, La Muséologie. Histoire, développements, enjeux actuels, 2 édition, Paris, Armand Colin,
2006.
PADRÓ, Carla, Educación en museos: representaciones y discursos in Alice Semedo e João Teixeira Lopes
(coordenação), Museus discursos e representações, Porto, Afrontamento, 2006, pp. 49-59.
SILVA, Raquel Henriques, O(s) discurso(s) dos museus de arte: da celebração aurática e da sua questionação in Alice
Semedo e João Teixeira Lopes (coordenação), Museus discursos e representações, Porto, Afrontamento, 2006, pp. 95-101
Método de ensino
Unidade Curricular teórico-prática, com 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas teóricas consistem,
sobretudo, na avaliação crítica de projectos realizados em território nacional mas, também, internacionalmente, na análise
de legislação promulgada e de trabalhos de investigação sobre populações, museus, serviços educativos, práticas
culturais.
As aulas práticas centram-se, sobretudo, na construção de projectos com aplicabilidade prática na comunidade, partindo
do diagnóstico, passando pela planificação, investigação e elaboração das diferentes fases do projecto, incluindo a
reflexão sobre a avaliação que poderá ser implementada.
Método de avaliação