Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mediação e Educação em Museus

Código

722051317

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

António Camões Gouveia

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Reflectir sobre algumas especificidades das comunidades e dos museus
- Analisar diversos projectos culturais e educativos
- Avaliar as potencialidades dos museus como espaços educativos
- Conceber projectos educativos exequíveis

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

I. Mediação e Comunidade
1. Comunidades geográficas e Museus
2. Comunidades humanas e Museus
a) Associações
b) Séniores/Universidades de Terceira Idade
c) Escolas
d) Voluntários
II. Mediação, Educação e Museus
Conceitos/Práticas de Cultura
3. Aprendizagens não formais
4. Educação em Museus
Museu como ferramenta educativa e performativa
Públicos escolares
Serviços educativos
Visitas guiadas
Outros projectos de animação pedagógica
5. Conceber projectos educativos
a) A partir de uma peça de museu
b) A partir de um tema

Bibliografia

BARRIE, Dennis, “Reiventing the museum: a new-model formula for sucess. The Rock and Roll Hall of Fame and Museum
and The International Spy Museum” in Carlos L. Medeiros (coordenação), Cultura, factor de criação de riqueza. Uma nova
perspectiva dos museus, Lisboa, CEPCEP/Universidade Católica Portuguesa, pp. 47-62.
BLANCO, Ángela García, Didáctica del Museo. El descubrimiento de los objetos, Madrid, Ediciones de la Torre, 1994.
GOB, André; DROUGUET, Noémie, La Muséologie. Histoire, développements, enjeux actuels, 2 édition, Paris, Armand Colin,
2006.
PADRÓ, Carla, “Educación en museos: representaciones y discursos” in Alice Semedo e João Teixeira Lopes
(coordenação), Museus – discursos e representações, Porto, Afrontamento, 2006, pp. 49-59.
SILVA, Raquel Henriques, “O(s) discurso(s) dos museus de arte: da celebração aurática e da sua questionação” in Alice
Semedo e João Teixeira Lopes (coordenação), Museus – discursos e representações, Porto, Afrontamento, 2006, pp. 95-101

Método de ensino

Unidade Curricular teórico-prática, com 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas teóricas consistem,
sobretudo, na avaliação crítica de projectos realizados em território nacional mas, também, internacionalmente, na análise
de legislação promulgada e de trabalhos de investigação sobre populações, museus, serviços educativos, práticas
culturais.
As aulas práticas centram-se, sobretudo, na construção de projectos com aplicabilidade prática na comunidade, partindo
do diagnóstico, passando pela planificação, investigação e elaboração das diferentes fases do projecto, incluindo a
reflexão sobre a avaliação que poderá ser implementada.

Método de avaliação

Cursos