Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Prática Profissional em Biblioteconomia

Código

722051326

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

12

Professor responsável

Silvana Pires Roque Oliveira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar e assimilar a estrutura e as dinâmicas do processo de trabalho em Ciências da Informação.
b) Permitir uma prática profissional supervisionada em sistemas de informação em bibliotecas, com ênfase na gestão de recursos, na organização e tratamento da informação/documentação e na satisfação das necessidades de utilizadores internos e externos.
c) Promover a reflexão crítica sobre as exigências teóricas, práticas e éticas colocadas aos profissionais da informação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos serão adaptados às questões específicas vivenciadas pelos alunos, exploradas através de duas perspectivas fundamentais:
1. Desenvolvimento de competências e conhecimentos profissionais em contexto organizacional, baseadas em perspectivas teóricas e práticas.
2. Avaliação das aprendizagens através da reflexão profissional sobre a variedade de serviços de informação.

Bibliografia

BROPHY, Peter – The library in the twenty-first century: new services for the information age. London: Library Assocition Publishing, 2002.

GORMAN, Michael - The enduring library : technology, tradition, and the quest for balance. Chicago : American Library Association, 2003.

HERNON, Peter Hernon; WHITMAN, John R.- Delivering satisfaction and service quality : a customer-based approach for libraries. Chicago: American Library Association, 2001.

OCHÔA, Paula; PINTO, Leonor Gaspar - Aprender a inovar. Guia para o desenvolvimento de competências de gestão para os profissionais de informação e documentação. Lisboa: BAD, 2004.

ROWLET, Jennifer; FARROW, John - Organizing knowledge : an introduction to managing acess to information. Hampshire : Ashgate, 2004.

Método de ensino

Sessões de tutoria e acompanhamento especializado.




Método de avaliação

A avaliação consta da apresentação de um portfolio das práticas profissionais realizadas em contexto organizacional (50%), complementado pela avaliação do orientador local (50%).

Cursos