
Prática Profissional em Biblioteconomia
Código
722051326
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
12
Professor responsável
Silvana Pires Roque Oliveira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar e assimilar a estrutura e as dinâmicas do processo de trabalho em Ciências da Informação.
b) Permitir uma prática profissional supervisionada em sistemas de informação em bibliotecas, com ênfase na gestão de recursos, na organização e tratamento da informação/documentação e na satisfação das necessidades de utilizadores internos e externos.
c) Promover a reflexão crítica sobre as exigências teóricas, práticas e éticas colocadas aos profissionais da informação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos serão adaptados às questões específicas vivenciadas pelos alunos, exploradas através de duas perspectivas fundamentais:
1. Desenvolvimento de competências e conhecimentos profissionais em contexto organizacional, baseadas em perspectivas teóricas e práticas.
2. Avaliação das aprendizagens através da reflexão profissional sobre a variedade de serviços de informação.
Bibliografia
BROPHY, Peter The library in the twenty-first century: new services for the information age. London: Library Assocition Publishing, 2002.
GORMAN, Michael - The enduring library : technology, tradition, and the quest for balance. Chicago : American Library Association, 2003.
HERNON, Peter Hernon; WHITMAN, John R.- Delivering satisfaction and service quality : a customer-based approach for libraries. Chicago: American Library Association, 2001.
OCHÔA, Paula; PINTO, Leonor Gaspar - Aprender a inovar. Guia para o desenvolvimento de competências de gestão para os profissionais de informação e documentação. Lisboa: BAD, 2004.
ROWLET, Jennifer; FARROW, John - Organizing knowledge : an introduction to managing acess to information. Hampshire : Ashgate, 2004.
Método de ensino
Sessões de tutoria e acompanhamento especializado.
Método de avaliação
A avaliação consta da apresentação de um portfolio das práticas profissionais realizadas em contexto organizacional (50%), complementado pela avaliação do orientador local (50%).