Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas de Cultura: conceitos e experiências

Código

722051328

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

António Camões Gouveia

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Espera-se que os discentes, no final do semestre:
1. Tenham a capacidade de elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível,
para públicos diversificados, os resultados de uma investigação sobre institutos de cultura local.
2. Consigam desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação sobre as necessidades tecnico-cientificas dos
diferentes institutos de cultura local e consolidar essas investigações em programas de prática cultural.
3. Tenham adquirido as competências necessárias para uma formação avançada na área das práticas culturais, permitindo
o desenvolvimento de um programa consolidade de política cultural local.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Construção de modelos de reflexão. Estudos.
a. arquivo; b. biblioteca; c. museu; d. centro cultural ou das artes
2. Descrição de um caso. Visitas.
um arquivo, uma biblioteca, um museu ou um centro cultural ou das artes
3. Criação de um caso de programação, mediação ou performativo. Pontos de partida motivadores: um livro de ficção, uma
pintura ou escultura, um filme ou uma peça musical.
a. arquivo; b. biblioteca; c. museu; d. centro cultural ou das artes

Bibliografia

DEBORD, Guy - La société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.
ECO, Umberto - De bibliotheca. Paris: L’Échoppe, 1986.
Françoise Dolto. Archives de l’intime. Dir. Yann Potin. Paris: Gallimard, 2008.
MCNEELY, Ian F.; WOLVERTON, Lisa - Reinventing knowledge. From Alexandria to the Internet. Nova Iorque / Londres: W.
W. Norton & Company, 2008.
La memoria del mundo. Cien años de museología 1900-2000. Ed. Maria Bolaños. Gijón: Ediciones Trea, 2002.
Museumania. Museus de hoje, modelos de ontem. Ed. Nuno Grande. Lisboa: Fundação Serralves e Jornal Público, 2009.
Percepção estética e públicos de cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / ACARTE, 1992.
Problémes politiques et sociaux. Le renouveau des musées. nº910, Mar., 2005.
PUIG, Toni - Se acabó la diversión. Ideas y gestión para la cultura que crea y sostiene ciudadanía. Buenos Aires: Paidós,
2004.
TRAVERSO, Enzo - Le passé, modes d’emploi. Histoire, mémoire, politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2005

Método de ensino

A metodologia de ensino assenta em duas dimensões. Primeira, um discurso do docente em cada aula, permitindo uma
síntese do tema e suas consequências historiográficas, com chamadas de atenção para as grandes implicações culturais.
Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio apresentações de textos e casos anteriormente fixados.
Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de aprendizagem que
permite a utilização de competências transversais às aprendizagens dos conceitos e experiências das práticas de cultura.

Método de avaliação

A avaliação encontra-se estruturada de acordo com o andamento das próprias aulas sendo sempre cada
intervenção auto-avaliada e sujeita a uma expressão de síntese por escrito visando a construção de um corpo final de
conteúdos diversificados mas sólidos nas experiências referidas ou analisadas teórica e conceptualmente

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