
Cidade e as Artes
Código
722051332
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Carlos dos Santos Vargas
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
As cidades são hoje um palco privilegiado para a valorização do património, para a criação contemporânea, para o
desenvolvimento de práticas culturais diversas mas também para a consolidação de uma democracia cultural que combine
fruição com a prática artística por parte dos seus cidadãos.
Por outro lado, as políticas culturais das cidades são hoje verdadeiros mecanismos que contribuem para o seu
desenvolvimento estratégico, ao mesmo tempo que a cultura e as artes contribuem para a promoção nacional e
internacional das cidades.
Importa, por isso, analisar muitas destas dinâmicas tendo em conta as diferentes realidades locais mas comparando
experiências nacionais com diversos estudos de caso internacionais.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
I Parte - Definições
Cidades, Cultura e Arte
II Parte - Interacções
Cidades produtoras de cultura
Cultura e artes com factores de re-produção das cidades
III Parte - Cidades e políticas
Cidades criativas
Cidades culturais
Quarteirões culturais
IV Parte - Estudos de caso
Bibliografia
Costa, Pedro (2009). Bairro Alto-Chiado. Efeitos de meio e desenvolvimento sustentável de um bairro cultural. Lisboa: CML.
Costa, Pedro (2007). A cultura em Lisboa. Lisboa: ICS.
Lopes, João Teixeira (2000). A cidade e a cultura. Um estudo sobre práticas culturais urbanas. Porto: Edições
Afrontamento.
Miles, Malcolm (2007). Cities and cultures. Routledge.
Parker, Simon (2011). Cities, politics and power. Routledge.
Rancière, Jacques (2008). Le spectateur emancipé. Paris: La Fabrique.
Roodhouse, Simon (2010). Cultural quarters. Intellect.
Método de ensino
Um discurso do docente em cada aula, permitindo uma síntese do tema e suas consequências historiográficas, com
chamadas de atenção para as grandes bases documentais. Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio
de exercícios como as apresentações de citações ou a remissão para os métodos e conteúdos do trabalho de investigação.
Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de aprendizagem que
permite a utilização de competências transversais ao fazer das ciências sociais.
Método de avaliação
A avaliação encontra-se
estruturada de acordo com três áreas: consolidação (20%), englobando uma prova presencial escrita seguida de uma oral e
a apresentação justificada de um conjunto de citações; construção (10%), constituída pela presença em aula e pela
participação em actividades de cultura próximas dos temas do Programa; investigação (70%), percurso acompanhado de
elaboração de um trabalho de investigação a partir de bases documentais.