Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão e Comportamento Organizacional

Código

722051369

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Paula Ôchoa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional
2.Entender os papéis principais nos dias de hoje dos sistemas de informação de gestão numa organização
3.Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação
4.Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais para a execução de uma análise da arquitetura empresarial e respetiva modelação de uma organização concreta.
5.Desenvolver competências de pensamento sistémico organizacional

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.Teorias organizacionais.Sistema aberto.System-thinking e pensamento holístico
•Meio envolvente
•Visão, missão,valores
•Planeamento:ciclo PDCA
•Eficácia e eficiência
•Motivação.Liderança
2.Sistemas de Informação e Arquitetura Empresarial
•Fundamentos.Processos de negócio e Informação.
•Tecnologia e infraestrutura tecnológica
•Sistemas de informação organizacionais
•Aplicação especializada
•Suporte à decisão, sistemas de gestão, sistemas operacionais
•Tecnologia e excelência organizacional
•Colaboração e cadeias de abastecimento
•Conhecimento organizacional
•Tecnologia e sociedade global
•Comércio eletrónico: mercados e bens digitais
3.Gestão da qualidade
•Cultura de avaliação de desempenho
•Impactos na sociedade
4.Factores críticos de sucesso
•Cultura organizacional
•Gestão da mudança
•Comportamento organizacional
•Capital intelectual
•Inovação
5.Tendências emergentes
•Cultura e estratégia europeia
•Modelos de negócio e ciência dos serviços
•Transição para a sustentabilidade

Bibliografia

Adkins, L.; Lury, C. (2012) Measure and value. Hoboken: Wiley-Blackwell

Beltramello, A.; Haie-Fayle, L. & Pilat, D. (2013): Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing

Cunha, M. P. et al. (2006) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão.(6ª Edição Revista e Aumentada)Lisboa: RH editora

Davis, C.H.; Shaw, D. (2011) Introduction to information science and technology. Medford: Information Today

Laudon, K. & Laudon, J. (2013) Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 13th ed. Prentice Hall. ISBN: 9780273789970

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutoriais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
Apresentação e discussão de cinco estudos de caso (individual) – 50%;
Desenvolvimento de um projeto de discussão temático em grupo (35%) e dinamização de um debate sobre o tema na aula (15%).

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