
Gestão e Comportamento Organizacional
Código
722051369
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Paula Ôchoa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional
2.Entender os papéis principais nos dias de hoje dos sistemas de informação de gestão numa organização
3.Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação
4.Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais para a execução de uma análise da arquitetura empresarial e respetiva modelação de uma organização concreta.
5.Desenvolver competências de pensamento sistémico organizacional
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Teorias organizacionais.Sistema aberto.System-thinking e pensamento holístico
Meio envolvente
Visão, missão,valores
Planeamento:ciclo PDCA
Eficácia e eficiência
Motivação.Liderança
2.Sistemas de Informação e Arquitetura Empresarial
Fundamentos.Processos de negócio e Informação.
Tecnologia e infraestrutura tecnológica
Sistemas de informação organizacionais
Aplicação especializada
Suporte à decisão, sistemas de gestão, sistemas operacionais
Tecnologia e excelência organizacional
Colaboração e cadeias de abastecimento
Conhecimento organizacional
Tecnologia e sociedade global
Comércio eletrónico: mercados e bens digitais
3.Gestão da qualidade
Cultura de avaliação de desempenho
Impactos na sociedade
4.Factores críticos de sucesso
Cultura organizacional
Gestão da mudança
Comportamento organizacional
Capital intelectual
Inovação
5.Tendências emergentes
Cultura e estratégia europeia
Modelos de negócio e ciência dos serviços
Transição para a sustentabilidade
Bibliografia
Adkins, L.; Lury, C. (2012) Measure and value. Hoboken: Wiley-Blackwell
Beltramello, A.; Haie-Fayle, L. & Pilat, D. (2013): Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing
Cunha, M. P. et al. (2006) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão.(6ª Edição Revista e Aumentada)Lisboa: RH editora
Davis, C.H.; Shaw, D. (2011) Introduction to information science and technology. Medford: Information Today
Laudon, K. & Laudon, J. (2013) Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 13th ed. Prentice Hall. ISBN: 9780273789970
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutoriais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
Apresentação e discussão de cinco estudos de caso (individual) 50%;
Desenvolvimento de um projeto de discussão temático em grupo (35%) e dinamização de um debate sobre o tema na aula (15%).