
Curadoria da informação: preservação e recuperação
Código
722051372
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreender os princípios teóricos e metodológicos para a preservação e recuperação da informação.
2. Ser capaz de utilizar e conceber normas e orientações e de aplicar técnicas e outros instrumentos inerentes ao armazenamento e recuperação para acesso e uso continuado da informação.
3. Ser capaz de efetuar o planeamento e implementação dos processos de preservação e recuperação da informação, independentemente da natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte/meio tecnológico em que se encontre registada.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Políticas e responsabilidades de preservação e recuperação da informação. Plano estratégico de armazenamento e preservação. Custos e modelos de negócio.
2. Armazenamento e preservação de documentos em suporte analógico.
3. Projetos de transferência de suporte. Requisitos descritivos associados à gestão da informação arquivística de conservação permanente.
4. Preservação digital. Atributos de sistemas de armazenamento e preservação. Requisitos de metainformação para a preservação. Estratégias de preservação digital. O modelo OAIS. Gestão e certificação de repositórios digitais.
5. Recuperação da informação e dos documentos. Modelos e formas de recuperação de informação, de documentos e da sua metainformação. Recuperação da Informação na Web. Avaliação de sistemas de recuperação da informação. Sistemas de Gestão bibliográfica. Sistemas de gestão arquivística. Sistemas de Gestão documental e de gestão de conteúdos.
Bibliografia
GLADNEY, Henry M. (2007) Preserving digital information. London: Springer.
HUGHES, Lorna (2004) Digitizing collections. London: Facet Publishing.
JORDAN, Mark (2006) Putting content online: a practical guide for libraries. Chandos Publishing.
MINERVA (2008) Technical guidelines for digital cultural content creation programmes. Disponível em :
http://www.minervaeurope.org/structure/workinggroups/servprov/documents/techguid1_0.pdf
OLIVERA, Luis H. (ed.) (2008) Tabula, n.º11, Ahogados en un mar de siglas. Estándares para la gestión, descripción y acceso a los recursos archivísticos. Léon: ACAL.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
-Trabalho de grupo (apresentação escrita) 45%
-Trabalho de grupo (apresentação oral) 15%
-Comentário de textos (individual) 30%
-Participação (individual) -10%