Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arquivos coloniais e (re)apropriações da informação

Código

722051373

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.Promover a reflexão teórica sobre a produção, circulação e organização de informação e a criação de arquivos, no quadro da administração colonial portuguesa entre meados do séc. XVII e o terceiro quartel do séc. XX.

2.Capacitar os alunos de forma a poderem orientar utilizadores de informação produzida no referido contexto colonial com ênfase na documentação de arquivo.

3.Promover o estudo e formas de representação da complementaridade entre arquivos de organismos da administração central e local, dispersos entre Portugal e países e comunidades de pertença lusófona variável e entre diferentes tipos de documentos, incluindo publicações e objetos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1 - Arquivos coloniais europeus enquanto recurso de informação para o estudo do passado e para a atualidade em diferentes países e comunidades

2 - Linguagens, categorias, silêncios, destruição e preservação de informação em arquivos coloniais: sincronias e diacronias

3 - Contextos sociais e de produção, vida e uso de arquivos coloniais portugueses

4 - Práticas não europeias de transmissão da informação e de constituição de memórias orais e escritas e arquivos coloniais

5 - Propriedade, custódia e acesso ao património arquivístico comum e o papel dos arquivos nacionais/ históricos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste e de organismos e redes internacionais: problemas e soluções

6 – Instrumentos de pesquisa e recursos de informação na web relativos a arquivos coloniais portugueses

Bibliografia

COOPER, Frederick (2006) “Memories odf colonization: commemoration, preservation and erasure in an African archive” In Archives, Documentation, and Institutions of Social Memory

Essays from the Sawyer Seminar / Francis X. Blouin, Jr. and William G. Rosenberg (eds.). Michigan: University of Michigan Press, p. 257-266.

HAMILTON, Carolyn et alii (eds.) (2002) - Refiguring the Archive. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,.

JEURGENS, Charles (2005) “Historians and archivists: two disciplines working with the same papers”. Tradução de discurso inaugural na Universidade de Leiden. Disponível na Internet [Consult. 04-05-2014]

STOLER, Ann Laura (2009) - Along the archival grain: epistemic anxieties and colonial common sense. Princeton/Oxford: Princeton University Press

Método de ensino

Com base no paradigma construtivista pretende-se o envolvimento ativo do aluno no seu próprio ensino, conduzindo-o a trabalho autónomo (individualmente e em grupo) que permita a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e adoção de um posicionamento crítico.
O docente assume-se como guia, assegurando aulas tutoriais de acompanhamento e discussão das bases teóricas e proporcionando tarefas que recorrem a vários métodos de ensino (resolução de situações problemáticas e recensão e discussão de textos).

Método de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final. Resolução de situação problemática – 25%; recensão de uma obra – 30%; análise e debate de texto 1 – 15%; análise e debate de texto 2- 15%; análise e debate de texto 3 – 15%.

Cursos