
Ética da Informação e responsabilidade social
Código
722051375
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Paula Ôchoa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Compreender os principais conceitos e teorias sobre a Sociedade da Informação
Analisar criticamente os impactos da Sociedade da Informação e os consequentes desafios éticos colocados aos profissionais da informação
Identificar as principais questões legais e éticas que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação
Conhecer as principais teorias éticas e desenvolver a capacidade de reflectir as questões morais de forma racional e fundamentada
Aplicar princípios éticos e legais nas práticas quotidianas dos profissionais da informação
Evidenciar a responsabilidade social dos profissionais da informação na sociedade contemporânea
Criar serviços de informação ética e socialmente comprometidos
Promover o desenvolvimento de cidadãos activos e comunidades participativas nos diferentes serviços de informação
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Ética no âmbito da Ciência da Informação
1.1. A Sociedade da Informação e a acção dos profissionais da informação
Perspectivas teóricas
Aspectos da revolução tecnológica
Impactos políticos, económicos, sociais, laborais e culturais
2. Ética da Informação
2.1. Teorias éticas e modelos de tomada de decisão
2.2. Códigos de ética dos profissionais da informação
2.3. Questões éticas no ciclo de vida da informação
Liberdade de expressão e Propriedade Intelectual
Autenticidade e plágio
Acesso à informação e censura
Conteúdos ilícitos e protecção de menores
Privacidade, confidencialidade e protecção de dados pessoais
Diversidade cultural e inclusão social
2.4. Internet e difusão da informação
Transparência e segurança
Redes Sociais
Criminalidade informática
Regulação do ciberespaço
3. Profissionais da informação e responsabilidade social
3.1. Princípios da responsabilidade social
3.2. Responsabilidade social nos serviços de informação
Bibliografia
COOK, Michael (2006) - Professional ethics and practice in archives and records management in a human rights context. Journal of the Society of Archivists. [Em linha]. 27 (1), p. 1-15.
FEATHER, J. (2008) - The information society: A study of continuity and change. London: Facet.
FROELICH, T. J. (2004) - A Brief History of Information Ethics. Textos Universitaris de Biblioteconomia i Documentació (BiD) [Em linha]. Nº 13.
HIMMA, Kenneth; TAVANI, Herman T. (2008) - The Handbook of Information and Computer Ethics. New Jersey: Wiley.
ISO/TMB Working Group on Social Responsibility (2010) - ISO 26000: Guidance on social responsibility.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
No início do ano lectivo será definido o calendário das actividades práticas das aulas e da avaliação, distribuindo-se também o conjunto de leituras obrigatórias indispensáveis às diferentes tarefas propostas.
As tutorias serão orientadas no sentido de promover uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos, garantindo também o acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em etapas provisórias, para discussão do enquadramento teórico e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação individual (4000 a 5000 palavras), com apresentação oral à turma (40%);
- Apresentação oral de textos (20%) e comentário (10%) na aula;
- Breve análise escrita (1000 a 1500 palavras) de um caso ou tema específico (20%);
- Participação nas tarefas propostas nas aulas (10%).