
Estudos métricos da informação científica
Código
722051376
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Situar a evolução dos estudos métricos no contexto da Ciência da Informação;
2. Compreender o actual sistema de comunicação da ciência e os seus agentes;
3. Conhecer os fundamentos, as técnicas e as aplicações dos estudos métricos;
4. Conhecer e avaliar criticamente as fontes de informação e as bases de dados disponíveis para a análise métrica das diferentes áreas científicas;
5. Aplicar criteriosamente os indicadores bibliométricos à análise da produção, difusão e uso do conhecimento científico;
6. Acompanhar e avaliar as propostas alternativas de novos indicadores para medir a ciência;
7. Capacitar para uma análise especializada das políticas científicas nacionais e internacionais;
8. Fornecer as bases necessárias para planear e desenvolver serviços de informação especializados na análise métrica da ciência.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Introdução
O que é a Ciência? Perspectiva histórica, epistemológica e sociológica
O actual sistema de comunicação científica
2. Fundamentos dos estudos métricos
A afirmação da Bibliometria: evolução e seus contextos
As leis bibliométricas
Da Bibliometria à Webometria
3. A análise bibliométrica
As áreas científicas e as suas fontes de informação: tipologias documentais e bases de dados
A recolha e o tratamento dos dados
4. Os indicadores bibliométricos
Indicadores de produção
Indicadores de circulação e dispersão
Indicadores de uso da informação
Indicadores de impacto
Indicadores de colaboração
Indicadores de relação
5. As métricas alternativas (altmetrics)
Os limites dos estudos métricos
Propostas e avaliação de novos indicadores
6. Aplicações dos estudos métricos
Investigação em Ciência da Informação: estudos métricos e análise de domínio
Estrutura da ciência, avaliação e política científica
Gestão de serviços de informação: novas valências
Bibliografia
ANDRES, Ana - Measuring Academic Research: How to Undertake a Bibliometric Study. Oxford: Chandos, 2009.
BORGMAN, C. L.; FURNER, J. - Scholarly communication and bibliometrics. Annual Review Of Information Science And Technology. [Em linha]. 36 (3), 2002, p. 2-72.
CRONIN, Blaise; SUGIMOTO, Cassidy R., eds. - Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact. Cambridge: MIT, 2014.
THELWALL, Mike; VAUGHAN, Liwen; BJÖRNEBORN, Lennart - Webometrics. Annual Review of Information Science and Technology. [Em linha]. 39 (1), 2005, p. 81-135.
ZULUETA GARCÍA, María Àngeles - Bibliometría y métodos bibliométricos. In LÓPEZ YEPES, José (coord.) -Manual de Ciencias de la Documentación. Madrid: Pirámide, 2006, p. 117-136.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
No início do ano lectivo será definido o calendário das actividades práticas das aulas e da avaliação, distribuindo-se também o conjunto de leituras obrigatórias indispensáveis às diferentes tarefas propostas.
As tutorias serão orientadas no sentido de promover uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos, garantindo também o acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em etapas provisórias, para discussão do plano, do enquadramento teórico e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na apresentação de um conjunto de exercícios com a seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação individual, entre 4000 e 5000 palavras, com apresentação oral à turma (40%);
- Apresentação oral de textos (20%) e comentário (10%) na aula;
- Análise crítica de uma base de dados ou de um indicador bibliométrico, entre 1000 e 1500 palavras (20%);
- Participação nas tarefas propostas nas aulas (10%).