Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Recursos e literacia da informação

Código

722051379

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Responder à crescente dificuldade - genericamente sentida por aqueles que se encontram em contexto académico e profissional mais avançado - relativamente à identificação, avaliação, selecção, localização e acesso à informação mais relevante e fiável para as suas necessidades e objectivos.
2. Dotar os alunos de competências necessárias para responder a diferentes necessidades de informação no seu percurso de investigação, potenciando o contacto com novas fontes de informação e desenvolvendo o seu sentido crítico no processo de avaliação dessas fontes.
3. No fim da UC os alunos devem ser capazes de:
Identificar e caracterizar os principais tipos de fontes de informação, independentemente do seu suporte ou meio;
Avaliar criticamente as fontes e os recursos de informação;
Produzir, comunicar e partilhar a informação de modo colaborativo.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Literacia informacional na era digital
a. A transição do analógico ao digital: oportunidades e desafios
b. As tendências globais das literacias emergentes
c. O modelo “Online Learner-Centered Experience”

2. Produzir, comunicar e partilhar conhecimento
a. Como tornar-se um “independent learner”
b. Como desenvolver literacias académicas
c. Identificar problemas e necessidades de conhecimento
d. Como pesquisar recursos e gerir informação
e. Como sintetizar informação e criar novo conhecimento
f. Como comunicar e partilhar conhecimento

3. Web colaborativa: da literacia da informação à transliteracia
a. A metaliteracia e a globalização das redes sociais
b. A produção e partilha de informação de modo colaborativo
c. Como desenvolver um modelo de metaliteracia para promover a aprendizagem, a produção e a reprodução de conhecimento

Bibliografia

BADKE, W. - Research strategies: finding your way through the information fog. 3. New York: iUniverse, 2008.
BOBISH, G.; Jacobson, T., eds. - The Information Literacy User’s Guide an Open, Online Textbook. Geneseo: Open SUNY Textbooks, 2014. ISBN 978-0-98972-262-9.
GODWIN, P.; PARKER, J., ed. lit. - Information literacy beyond Library 2.0. London: Facet Publishing, 2012. ISBN 978-1-85604-762-3.
KAPLOWITZ, J. R. - Transforming information literacy instruction using learner-centered teaching. New York: Neal-Schuman Publishers, 2012. ISBN 978-1-85604-835-4.
THOMAS, S.; JOSEPH, C.; LACCETTI, J.; MASON, B.; MILLS, S.; PERRIL, S.; PULLINGER, K. - “Transliteracy: Crossing Divides.” First Monday; 12 (12 de Dezembro de 2007). http://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/2060.

Método de ensino

Ensino de carácter teórico-prático, enquadrado, quando necessário, por exposições teóricas. A aprendizagem será baseada em exercícios individuais e de grupo de aplicação prática dos conceitos e metodologias expostos. Serão usados sempre que necessário meios audiovisuais, sendo privilegiado o acesso e exploração de informação em formato digital.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados através de um trabalho de projecto (60% da cotação final) e de um teste presencial escrito no final do semestre (40% da cotação final).

Cursos