
Políticas públicas e governança da informação
Código
722051380
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Compreender os princípios teóricos e metodológicos para a análise de políticas públicas de Informação.
2.Compreender o ciclo das políticas públicas de Informação nos modelos de Estado e de Administração
3.Fornecer instrumentos e técnicas que permitam intervir no ciclo das políticas públicas e apoiar a Administração no seu desenho, implementação e avaliação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Políticas públicas e respetivo ciclo. Informação. Património informacional/documental de interesse cultural. Património digital. Papel do Estado e da Administração.
2. Estudo científico das políticas públicas. Teorias e modelos.
3. Ciclo das políticas públicas nos domínios da Informação e do Património informacional/documental de interesse cultural.
Identificação de problemas e definição da agenda política.
Formulação/desenho das políticas públicas.
Processo de decisão.
Processo de implementação. Instrumentos e Direito das políticas públicas. Políticas de informação em contexto organizacional.
Avaliação: ex ante, in itinere, ex post. Inputs, outputs e outcomes. Critérios na avaliação do impacto das políticas públicas.
4. Atores sociais públicos e não públicos - capacidade de interferência no processo. Atores internacionais e nacionais. Grupos de interesse.
5. Políticas sectoriais.
6.Programas e projetos a nível europeu e nacional.
7. Governança da Informação.
Bibliografia
CORNELIUS, Ian. (2010).Information Policies and Strategies. London: Facet.
HARGUINDÉGUY, Jean-Baptiste. (2013). Análisis de políticas públicas. Madrid: Tecnos
MORAN, Michael (Editor); REIN, Martin (Editor); GOODIN, Robert E. (Editor). (2008).The Oxford Handbook of Public Policy (OxfordHandbooks of Political Science) [Paperback].
SÁNCHEZ, Margarita P. (2005). Análisis de políticas públicas. Granada: EUG.
SMALLWOOD, Robert F. (2014). Information Governance: Concepts, Strategies, and Best Practices. West Sussex : Wiley.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
-Trabalho de grupo (apresentação escrita) 45%
-Trabalho de grupo (apresentação oral) 15%
-Comentário de textos (individual) 30%
-Participação (individual) -10%