Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Preservação do património documental

Código

722051381

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Gerais:
1) Conhecer os fundamentos da preservação enquanto política cultural e patrimonial;
2) Conhecer os principais factores de risco na conservação do património documental e reconhecer os seus efeitos nos materiais de suporte e registo;
3) Identificar a necessidade da preservação em situações de rotina ou de emergência e respectivas soluções operacionais;
4) Desenvolver competência para colaborar em Planos de Preservação e com técnicos da especialidade;

Específicos:
1) Identificar problemas de preservação e conservação e relacionar causas directas e/ou indirectas;
2) Contribuir na preparação de programas globais e estratégicos no âmbito da conservação preventiva e gestão de riscos;
3) Responder ao levantamento de problemas de preservação, afectando recursos, em ambiente de arquivo, biblioteca ou museu.
4) Interagir de forma interdisciplinar na formulação de soluções de curto, médio e longo prazo.
5) Optimizar métodos de pesquisa no campo da preservação e gestão de riscos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS
Terminologia, Conceitos e Éticas.
Ambiente de Biblioteca, Arquivo e Museu: funções convergentes face à salvaguarda do património.
Colecções, fundos e acervos - incorporação e manutenção.

2. SALVAGUARDA DE SUPORTES E CONTEÚDOS EM BIBLIOTECAS, ARQUIVOS E MUSEUS
Suportes, materiais, formatos e tipologias. Novos suportes digitais.
O livro como documento e como objecto.
Causas directas e indirectas de degradação.
Mapeamento do estado físico de acervos documentais e Gestão de Prioridades

3. GESTÃO DE RISCOS
Riscos extremos e riscos de rotina. Avaliação e interpretação do risco.
Políticas de preservação e sua aplicação transversal; o impacto das diversas unidades orgânicas e respectivas competências.
Plano de emergência.

4. CIRCÚITOS INTERNOS E EXTERNOS
Do depósito à sala de leitura; transferência de suporte e reprodução; exposições nacionais e internacionais.

5. VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Conceitos de valor e temporalidade.

Bibliografia

- ASHLEY-SMITH, Jonathan – Risk Assessment for Object Conservation. London: Elsevier Publishers, 1999.
- CANADIAN CONSERVATION INSTITUTE – Ten Agents of Deterioration [Em Linha]. Ottawa, 2011:
http://www.cci-icc.gc.ca/caringfor-prendresoindes/articles/10agents/index-eng.aspx
- COMECHE, Juan António. – Teoría de la Información Documental y de las Instituiciones Documentales. Madrid: Editorial Sintesis, 1995. ISBN 84-7738-307-3
- GUICHEN, Gael de – La Conservation Préventive: Un Changement Profond de Mentalité. Study Series ICOM-CC. [S.l]. (1996) 4-6.
- MICHALSKI, Stefan – Guidelins for Humidity and Temperature in Canadian Archives. CCI Technical Bulletins. Ottawa. ISSN 0706-4152. 23 (2000)

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas pela apresentação de slides em PowerPoint e exe.learning, relacionando os conteúdos em função de diversos contextos de Preservação versus Acesso: Arquivos, Bibliotecas, Museus.
Duas aulas mensais dedicadas à abordagem casos particulares, apresentados e debatidos pelos alunos.
São previstos dois seminários temáticos com oradores convidados.
A autonomia dos mestrandos é estimulada pela distribuição de temas para pesquisa fora de aula, que serão posteriormente integrados em programas de preservação de curto, médio e longo prazo.

Método de avaliação

No início das aulas serão apresentadas e distribuídas as propostas de apresentação/análise crítica de estudos de caso e de temas para pesquisa autónoma.
A nota final fica dependente de:
1- Avaliação contínua, privilegiando a assiduidade e a pertinência das participações. É valorizada a pesquisa temática e respectivos métodos de análise demonstrados: 15%;
2- Apresentação, 25%, e análise crítica, 15% - em sala - de um estudo de caso integrado nos conteúdos programáticos;
3- Autonomia na pesquisa de tema para integrar um determinado plano estratégico de preservação: 40%
3.1- Possibilidade de conjugar esta avaliação com a de outra(s) disciplinas. (10-20 páginas)
4- Teste de aferição pessoal realizado em data aleatória: 5%;
Será feito Exame, por falta de elementos de avaliação ou por opção justificada.

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