Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Iconografia Medieval

Código

722061059

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos sobre a produção material de um manuscrito iluminado. b) Compreender a relação entre o texto e a imagem no processo de produção do códice. c) Adquirir conhecimentos que lhe permitam reflectir sobre a evolução da iluminura no seu contexto social. d) Adquirir conhecimentos sobre a produção e evolução da iluminura em Portugal. e) Compreender a importância da cor com base nas obras e nos receituários medievais. f) Desenvolver sentido crítico face à bibliografia apresentada. g) Aplicar conhecimentos na descrição de um manuscrito iluminado.



Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

A passagem do rolo ao códice e as repercussões na relação entre o texto e imagem. A Iluminura em contexto monástico. A tipologia de manuscritos e os programas iconográficos. A iluminura românica em Portugal. Os fundos das Bibliotecas dos Mosteiros de Mamede do Lorvão, Santa Maria de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Pedro de Arouca. As grandes transformações do séc. XIII. A produção universitária e os novos públicos. A iluminura gótica em Portugal. Os Scriptoria monásticos e a produção de corte.

Bibliografia

A Iluminura em Portugal: Identidade e Influências. Com. científica. Maria Adelaide Miranda, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1999; A Imagem do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais.Com. científico Aires A. do Nascimento. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 ALEXANDER, Jonathan. J. G. - Medieval Illuminators and their Methods of Work, London, Yale University Press, 1992; Le Livre au Moyen Age – dir. Jean Glenisson, Paris, Presses CNRS, 1988; DE HAMEL, Christopher– A History of Illuminated Manuscripts, Oxford, Phaidon, 1986

Método de ensino

As aulas têm uma componente teórica (50%), uma componente prática (35%) e uma componente de orientação tutorial (15%) A parte prática consiste nos comentários de textos preparados e apresentados pelos alunos e pela interpretação de imagens. Serão realizadas visitas de estudo a arquivos e bibliotecas.

Método de avaliação

Os alunos são avaliados pela participação nas aulas através de leituras comentadas de textos e interpretação de imagens (30%). Realizarão igualmente um trabalho de investigação de descrição de um manuscrito ou de leitura de imagens (50%). Este trabalho será acompanhado por uma recensão crítica e relatório de visita de estudo (20%).

Cursos