Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Memória e Imagem - A Escultura Tumular Medieval em Portugal

Código

722061061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Joana Ramôa Melo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Adquirir conhecimentos aprofundados sobre o fenómeno da escultura tumular na Idade Média;
b)Integrar a evolução da escultura tumular no contexto das mentalidades e cultura medievais;
c)Identificar as tipologias de representação dos jacentes;
d)Conhecer as principais propostas iconográficas das arcas tumulares;
e)Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de um texto/dissertação sobre escultura tumular medieval em Portugal.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. A escultura tumular no contexto da historiografia da arte medieval portuguesa – estado da questão; Introdução ao estudo da arte tumular – conceitos e problemas
2. O ‘moimento’ medieval, entre a preparação da morte e a celebração da vida, entre a propiciação salvífica e a ostentação social
3. O jacente: aparecimento, formas e significados
4. Representação social e ‘individualismo’: a construção de uma memória pela imagem, em contexto tumular
5. As propostas dos séculos XIII e XIV: programas iconográficos e modelos formais
6. As novidades e transformações do século XV: o paradigma batalhino e os reflexos de uma sociedade em mutação
7. Casos concretos do panorama escultórico tumular medieval português – estudos monográficos: soluções, modelos, originalidades e problemas.

Bibliografia

FERNANDES, Carla Varela – Poder e Representação. Iconologia da Família Real Portuguesa. Primeira Dinastia. Séculos XII a XIV.. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras de Lisboa, 2004, 2 vols.; RAMÔA MELO, Joana – O Género Feminino em Discussão. Re-presentações da mulher na arte tumular medieval portuguesa: projectos, processos e materializações. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dezembro 2012; ROSA, Maria de Lurdes – – A morte e o Além. História da Vida Privada em Portugal. Dir. José Mattoso. Vol. I – A Idade Média. Coord. Bernardo Vasconcelos e Sousa. Círculo de Leitores e Temas e Debates, Set. 2010, pp. 402-417; ROSSI VAIRO, Giulia – O mosteiro de S. Dinis, panteão régio (1318-1322). Encontro do CITCEM. Família, Espaço e Património (26-27 de Novembro de 2010). Coord. Carlota Santos. Actas. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2012, pp. 1-14; SILVA, José Custódio Vieira da – Memória e Imagem, Reflexões sobre Escultura Tumular Portuguesa (séculos XIII e XIV). Revista de História da Arte. 1. Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 47-81.

Método de ensino

As aulas teórico-práticas serão leccionadas utilizando o método expositivo com recurso a meios audiovisuais e a utilização de meios didácticos específicos tais como: textos de apoio, imagens e plantas de edifícios. O estudo e preparação desta unidade curricular deverão ser feitos de forma continuada através da consulta da bibliografia recomendada, apontamentos registados durante as aulas e material didáctico disponibilizado.

Método de avaliação

Avaliação baseada em três provas escritas: uma recensão crítica; um trabalho de investigação; uma frequência de avaliação.

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