
Artes Figurativas no Oriente Português
Código
722061063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Curvelo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Revelar aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão das artes figurativas no contexto do Oriente português (séculos XVI-XVII);
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Contextualização historiográfica do estudo da arte colonial portuguesa do Oriente, da costa ocidental africana até ao Japão.
Bibliografia
A herança de Rauluchantim = The heritage of Rauluchantim / [org.] Santa Casa da Misericordia de Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, coord. científica Nuno Vassallo e Silva. Lisboa: C.N.C.D.P., 1996.
De Goa a Lisboa: l´ Art Indo-Portugais: XVIe - XVIII e siecles. Bruxelles: Fondation Europalia International, 1991. [catálogo da exposição apresentada na Europalia 91].
Moreira, Rafael e Curvelo, Alexandra A Circulação das Formas. Artes Portáteis, Arquitectura e Urbanismo. História da Expansão Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998. (Vol. 2)
Okamoto, Yoshitomo The Namban Art of Japan. New York / Tokyo, Weatherhill/ Heibonsha, 1972.
Via orientalis. Bruxelles: Fondation Europalia International, 1991. [catálogo da exposição apresentada na Europalia 91].
Método de ensino
Ensino de carácter teórico-prático, recorrendo à discussão de textos e comentários a imagens, à projecção de slides e a visitas de estudo.
Método de avaliação
Análise e discussão de textos/comentário de imagens.
Recensão crítica e respectiva apresentação oral.
Elaboração de um ensaio escrito com posterior apresentação dos resultados em aula.
Realização de um relatório de visita de estudo.