Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História e Experiência da Paisagem na Arte Contemporânea

Código

722061077

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Trata-se de uma cadeira integrada na pós-graduação sobre “Jardins e Paisagem” que se propõe facultar aos estudantes uma reflexão sobre os vários problemas que a temática da paisagem acarreta.
Englobam-se, também, neste quadro, o aparecimento dos “Parques Naturais” e o papel que tiveram os Jardins no desenho das reconstruções das cidades no após-Guerra.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. A temática da paisagem como introdução à História da Arte Contemporânea
2. Modelos antigos e referências novas na representação da natureza: a pintura holandesa do século XVII e o paisagismo inglês do século XVII.
3. O culto do “natural” e a arte da paisagem em França: de Georges Michel e Micallon a Paul Huet. O paisagismo inglês no Salon de 1824 e os seus resultados.
4. Corot e o registo da emoção «sur le motif». A paixão pela natureza e o pintor «viajante».
5. O horizonte artístico da Academia francesa, as figuras do progresso e os exilados da civilização. As vivências dos pintores de Barbizon.
6. G. Courbet e J. F. Millet e os caminhos do realismo. O papel da fotografia na afirmação dos novos valores da pintura
7. Pintura de costumes e paisagem urbana. Dos planos utópicos dos Anos 40 à consagração definitiva da imagem de Paris - “capital do mundo”
8. Baudelaire e «o pintor da vida moderna»
9. Manet e Cézanne ou a pintura como sensação e pensamento
10. Mondrian e «a nova imagem do mundo»
11. A Escola de Nova York e a pedagogia da “Action Painting”
12. A Land Art e a paisagem como natureza pensada
13. Da invenção dos parques naturais aos jardins de escultura contemporâneos.

Bibliografia

BERQUE, Augustin (dir.), Cinq Propositions pour une Théorie du Paysage, Seyssel,
Champ Vallon, 1994;
CAUQUELIN, Anne, L’Invention du Paysage, Paris, Ed. Plon, 1989;
LORZING, Han,The Nature of Landscape: A Personal Quest, O1O. Rotterdam, 2001
MITCHELL, W. J. T., Landscape and Power, Chicago, University of Chicago Press, 2002
(1994);
MUSÉE D’ART MODERNE DE LA VILLE DE PARIS, La Beauté Exacte. Art des Pays-Bas, XX
Siècle, de Van Gogh à Mondrian, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1994 ;
MUSÉE DES BEAUX-ARTS DE LYON, L’École de Barbizon: Peindre en Plein Air avant
L’Impressionnisme, Lyon, Réunion des Musées Nationaux, 2002
TIBERGHIEN, Gilles A., Land Art, Paris, Carré, 1993.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e participativas. Análise de Obras apresentadas na aula. Discussão e interpretação de textos teóricos seleccionados da bibliografia e apresentados nas aulas. Completa-se o ensino com visitas de estudo a museus ou centros de exposições.


Método de avaliação

Assiduidade, participação nas aulas, realização de dois papers sobre um livro da bibliografia dada nas aulas ou de um tema do programa (5 páginas cada) e de um trabalho (com 15/20 páginas) que será apresentado oralmente nas aulas. Realizar-se-á ainda no final um pequeno exame escrito, com consulta, sobre algumas das problemáticas desenvolvidas ao longo das aulas da Unidade Curricular.



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