Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Eleitorais

Código

722071031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

10

Professor responsável

Marco Lisi

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado dos principais desenvolvimentos teóricos e metodológicos no estudo das eleições e dos comportamentos eleitorais.
b) Examinar de forma crítica os conceitos básicos associados aos estudos eleitorais.
c) Desenvolver autonomia na investigação e capacidades orais e escritas para divulgar os principais resultados.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Democracia e eleições. O desenvolvimento histórico dos dispositivos eleitorais. Características dos sistemas eleitorais. As consequências políticas dos sistemas eleitorais. Sistemas eleitorais e representação política. As reformas dos sistemas eleitorais e o caso português. As teorias explicativas do voto. Continuidades e mudanças nos padrões de comportamento eleitoral. Eleições e comportamentos eleitorais em Portugal.

Bibliografia

ALMEIDA (Pedro Tavares de), “Portugal”, in Dieter Nöhlen & Philip Stöver, eds., Elections in Europe: A Data Handbook, Baden-Baden, Nomos Verlag, 2010, pp. 1525-1577.
CRUZ (Manuel Braga da), ed., Sistemas Eleitorais: o debate científico, Lisbon, ICS, 1998.
LEDUC (Lawrence) / NIEMI (Richard G.) / NORRIS (Pippa), Comparing Democracies. New Challenges in the Study of Elections and Voting, Londres, Sage, 2002.
LIJPHART (Arend), Thinking About Democracy. Power sharing and majority rule in theory and practice, London & New York, Routledge, 2008.
NOHLEN (Dieter), Os Sistemas Eleitorais: o contexto faz a diferença, Lisbon, Livros Horizonte, Series ‘Estudos Políticos’, 2007.

Método de ensino

Aulas de exposição pelo professor, debates sobre temas específicos e apresentação dos trabalhos pelos alunos.

Método de avaliação

Assiduidade dos estudantes e qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas (20%), discussão e apresentação de textos previamente seleccionados (30%) e elaboração de um trabalho (50%).

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