Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Globalização e Sociedade de Risco

Código

722071033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Magnólia Dias

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Caracterizar os conceitos de globalização e de sociedade de risco.
2. Identificar os problemas que decorrem do processo de globalização e da actual percepção de risco.
3. Avaliar os grandes riscos actuais e os equilíbrios possíveis num mundo global.
4. Avaliar o impacto da acção política e das interacções comunitárias, numa atitude prospectiva, com vista à concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentado.

A UC termina com várias sessões de carácter prático dedicadas à construção de cenários, onde se debatem as questões abordadas nos vários módulos numa visão prospectiva.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1º Módulo: Globalização e Sociedade de Risco - Introdução Conceptual e Interpretativa
• Globalização e Sociedade de Risco: Perspetivas e Olhares
• Globalização e as suas Crises
• Metodologias/ Instrumentos de Prospetiva

2º Módulo: Várias Formas de Compreender a Globalização e os seus Reflexos na Sociedade
• Globalização e os vários sectores da atividade humana: Economia, Ambiente, Cultura, Social, Legal e Militar
• Riscos Globais
• Soluções possíveis

3º Módulo: Olhar o Futuro - Antecipar Incertezas
• Compreensão das incertezas num mundo global e possíveis respostas
• Apresentação de uma metodologia de Cenarização muito utilizada – a da Global Business Network
• Exemplificação de um exercício de construção de Cenários segundo a metodologia da Global Business Network e sua discussão.



Bibliografia

• Baylis, J; Wirtz, J; Gray, C.; Strategy in the Contemporary World, 4ª ed., dec. 2012
• BECK, Ulrich, World at Risk, Cambridge: Polity Press, 2009.
• GUIDDENS, Anthony, O Mundo na Era da Globalização, 7ª Ed., Lisboa: Editorial Presença, 2000.
• HEYWOOD, Andrew, Global Politics, 2nd ed., UK: Palgrave Macmillan, 2014.
• OGILVY, Jay e SCHWARTZ, Peter, Plotting Scenarios, São Francisco: GBN, 2004.

Método de ensino

Apresentação da matéria pelo professor e outros especialistas convidados. Apresentação e discussão de textos e dos trabalhos dos alunos. E “Aprender Fazendo” – Exercício prático.

Método de avaliação

• 65% Relatório Individual Escrito (versão em papel e CD) – Trabalho individual
• 35% Trabalho de Grupo – Construção de Cenários e apresentação oral.
• A falta injustificada às sessões será objeto de penalização até ao máximo de 2 valores na classificação final.

Cursos