
Economia e Organizações
Código
722081051
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Helena Serra
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
1. A capacidade de aplicar as teorias e conceitos da sociologia económica, das organizações e das inovaçõe à análise e problematização de casos empíricos concretos;
2. A capacidade de aplicar as teorias sociológicas e os métodos de investigação à concepção de um projecto de investigação, de desenvolvimento profissional ou de intervenção sociológica, na área da sociologia económica, das organizações e das inovações;
3. A capacidade de expor, argumentar e discutir criticamente o seu projecto de investigação, desenvolvimento profissional ou intervenção sociológica.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Exemplos de temas e problemas relevantes para a análise, a intervenção sociológica e a prática profissional dos sociólogos, no âmbito da sociologia económica e das organizações (integração de conhecimentos dos seminários temáticos com a apresentação de situações reais);
Sistematização dos tipos de trabalho que podem ser desenvolvidos (investigação fundamental, investigação aplicada e projecto de intervenção sociológica, projecto de desenvolvimento profissional (estágio) em contexto organizacional): fundamentos científicos, objectivos, requisitos para concretização;
Metodologia de concepção e planeamento dos projectos
Apresentação e discussão dos projectos individuais, nomeadamente com vista ao prosseguimento para o trabalho final de mestrado.
Bibliografia
Brinton, M.C. & Nee, V. (eds.) (1998), The new institutionalism in sociology, Stanford, Stanford University Press.
Dobbin, F. (ed.) (2004), The New Economic Sociology: A reader, Princeton, Princeton University Press.
Granovetter, M. & Swedberg, R. (ed.) (2001), The Sociology of Economic Life (2ª ed.), Boulder e Oxford, Westview Press.
Scott, W. Richard (2008), Institutions and Organizations: Ideas and interests (3.ª edição), Thousand Oaks, Sage.
Smelser, N.J. & Swedberg, R. (ed.) (2005), The Handbook of Economic Sociology (2.ª ed.), Princeton, Princeton University Press.
Método de ensino
Cerca de metade das sessões é dedicada à apresentação, pelo docente ou por palestrantes convidados, de exemplos de investigação, de desenvolvimento profissional e de intervenção nesta área de especialização.
Além da exemplificação e sugestão de práticas concretas, estas exposições são pretexto para refrescar, em contexto de aplicação, as aprendizagens de metodologia do primeiro semestre, e para interligar com os conceitos em aquisição noutros seminários da área no segundo semestre. O restante das sessões é dedicado à apresentação e discussão em seminário dos projectos em desenvolvimento pelos alunos, prevendo-se um mínimo de três exposições por cada aluno ao longo do semestre.
Método de avaliação
O resultado final (projecto de trabalho final de mestrado) pesa 75% na avaliação final, e a participação na discussão do seu próprio projecto e nos dos outros alunos pesa 25%.