Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Economia e Organizações

Código

722081051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Helena Serra

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram:
1. A capacidade de aplicar as teorias e conceitos da sociologia económica, das organizações e das inovaçõe à análise e problematização de casos empíricos concretos;
2. A capacidade de aplicar as teorias sociológicas e os métodos de investigação à concepção de um projecto de investigação, de desenvolvimento profissional ou de intervenção sociológica, na área da sociologia económica, das organizações e das inovações;
3. A capacidade de expor, argumentar e discutir criticamente o seu projecto de investigação, desenvolvimento profissional ou intervenção sociológica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

• Exemplos de temas e problemas relevantes para a análise, a intervenção sociológica e a prática profissional dos sociólogos, no âmbito da sociologia económica e das organizações (integração de conhecimentos dos seminários temáticos com a apresentação de situações reais);
• Sistematização dos tipos de trabalho que podem ser desenvolvidos (investigação fundamental, investigação aplicada e projecto de intervenção sociológica, projecto de desenvolvimento profissional (estágio) em contexto organizacional): fundamentos científicos, objectivos, requisitos para concretização;
• Metodologia de concepção e planeamento dos projectos
• Apresentação e discussão dos projectos individuais, nomeadamente com vista ao prosseguimento para o trabalho final de mestrado.

Bibliografia

Brinton, M.C. & Nee, V. (eds.) (1998), The new institutionalism in sociology, Stanford, Stanford University Press.
Dobbin, F. (ed.) (2004), The New Economic Sociology: A reader, Princeton, Princeton University Press.
Granovetter, M. & Swedberg, R. (ed.) (2001), The Sociology of Economic Life (2ª ed.), Boulder e Oxford, Westview Press.
Scott, W. Richard (2008), Institutions and Organizations: Ideas and interests (3.ª edição), Thousand Oaks, Sage.
Smelser, N.J. & Swedberg, R. (ed.) (2005), The Handbook of Economic Sociology (2.ª ed.), Princeton, Princeton University Press.

Método de ensino

Cerca de metade das sessões é dedicada à apresentação, pelo docente ou por palestrantes convidados, de exemplos de investigação, de desenvolvimento profissional e de intervenção nesta área de especialização.
Além da exemplificação e sugestão de práticas concretas, estas exposições são pretexto para refrescar, em contexto de aplicação, as aprendizagens de metodologia do primeiro semestre, e para interligar com os conceitos em aquisição noutros seminários da área no segundo semestre. O restante das sessões é dedicado à apresentação e discussão em seminário dos projectos em desenvolvimento pelos alunos, prevendo-se um mínimo de três exposições por cada aluno ao longo do semestre.

Método de avaliação

O resultado final (projecto de trabalho final de mestrado) pesa 75% na avaliação final, e a participação na discussão do seu próprio projecto e nos dos outros alunos pesa 25%.

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