Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Género e Sociedade

Código

722081060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Manuel Gaspar da Silva Lisboa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram: a) Conhecimento e compreensão de como valores e condutas diferenciados pelo género atravessam todo o tecido social e se encontram sedimentados e estigmatizados em papéis sociais, que pela via das expectativas, das representações e das condutas colectivas e individuais condicionam a acção social de homens e mulheres; b) Compreensão dos processos e mecanismos económicos, políticos, sociais e culturais que, em diferentes contextos espaciais e temporais, contribuem para a produção e reprodução de tais papéis de género; c) Capacidade de análise crítica e investigação de fenómenos concretos relacionados com esta temática; d) Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da disciplina.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

O programa estrutura-se em torno dos seguintes temas:
1. Da diferença de sexo à diferença de género
2. Emoção e razão na construção social da desigualdade de género: uma história dicotómica «num grão de areia»
3. O lugar do género no público e no privado
4. Poder e género em contextos económicos e políticos
5. Questões de género em culturas e espaços de violência

Bibliografia

- Amâncio, Lígia (1994). Masculino e Feminino. Porto: Afrontamento.
- Archer, John & Lloyd, Barbara (eds.) (2002). Sex and Gender. Cambridge: Cambridge University Press (2ª ed.).
- Ariès, Philippe & Duby, Georges (dir.) (1989-1991). História da vida privada. Lisboa: Círculo de Leitores (5 volumes, obra de consulta).
- Foucault, Michel (1999). «Sexuality and power», in Carret, Jeremy, Religion and culture by Michel Foucault. Manchester: Manchester University Press, pp.115-130
- Lisboa, Manuel; Barroso, Zélia, Patrício, Joana & Leandro, Alexandra (2009). Violência de Género. Lisboa: CIG
- Lisboa, Manuel, Graça Frias, Ana Roque e Dalila Cerejo, \"Participação das Mulheres nas Elites Políticas e Económicas no Portugal democrático (1974-2004)\", Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (18), 2006, pp. 163-187
- Sinclair, Amanda (1999). Doing Leadership Differently. Melbourne: Melbourne University Press
- Walby, Sylvia (20111). The Future of Feminism. Cambridge: Polity Press

Método de ensino

As aulas estruturam-se em função de três tipos de sessões: a) exposição oral por parte do docente em relação aos pontos do programa; b) convidados especialistas para temas relevantes ao desenvolvimento dos trabalhos; c) discussão final colectiva dos trabalhos individuais realizados pelos(as) alunos(as), em aula, onde serão recolhidos os contributos críticos de todos(as).
Tratando-se de uma disciplina que pode ser frequentada por estudantes provenientes de licenciaturas diversas, procura-se que as aulas reflictam a riqueza dessa diversidade, combinando as exposições orais com a participação críticas dos(as) alunos(as).
O tema do trabalho individual é combinado previamente com o docente, procurando-se que ele constitua um pequeno ensaio útil, a integrar no trabalho final do mestrado.

Método de avaliação

A avaliação faz-se através da participação e discussões em aula (20%) e do trabalho escrito, a entregar dentro do período previsto (máximo 4000 palavras, sem contar com anexos e bibliografia) (80%).

Cursos