
Metodologia das Ciências Sociais
Código
722081069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Helena Serra, Rui Santos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram e/ou desenvolvam:
1. Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação fundamental ou aplicada conducente à realização da componente não lectiva do mestrado.
2. Conhecimento e compreensão das principais estratégias e opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências Sociais, e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Teoria e investigação. Conceptualização e operacionalização. Refutabilidade.
Tipos:
Teórica/empírica
Fundamental/aplicada
Intensiva/extensiva
Qualitativa/quantitativa
Compreensiva/explicativa
Planeamento: sistematizar, orientar, controlar
Nível 1: exploração inicial
Bibliografia: instrumentos e métodos
Investigação exploratória: instrumentos e métodos
Resultados: análise e equacionamento do problema de investigação
Nível 2: exploração aprofundada para generalização empírica e inferência de hipóteses
Análise conceptual do problema
Investigação sistemática: instrumentos e métodos
Resultados: hipóteses articuladas em modelo de análise
Nível 3: teste de hipóteses
Modelos compreensivos (conexões de sentido) e explicativos (mecanismos causais e funcionais)
Lógica do teste: a co-variação sistemática
O cânone experimental e as análises multivariadas. Métodos comparativos e estatísticos
Resultados: verificação/refutação
Discussão dos projecto
Bibliografia
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1992), O Inquérito: Teoria e Prática, Oeiras, Celta
Gilbert, N. (ed.) (2001), Researching Social Life, London, Sage.
King, G., Keohane, R. O. e Verba, S. (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press
Maroy, C. (1997), A análise qualitativa de entrevistas, in Albarello, L. et al., Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp.117-155.
Ragin, C. (1987), The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkeley, University of California Press.
Strauss, A. (1987), Qualitative Analysis for Social Scientists, Cambridge, Cambridge University Press.
Método de ensino
Os tópicos do programa são objecto de lições de enquadramento e síntese proferidas pelos docentes, a aprofundar pelas leituras indicadas. Em simultâneo, os estudantes são convidados, no período de acompanhamento tutorial colectivo definido em cada aula e através de um forum moodle, a expor progressivamente a evolução do seu projecto pessoal, desde a delimitação inicial do tema e sua problematização, a incorporação dos resultados de revisão bibliográfica autónoma e das aprendizagens metodológicas, até ao projecto final planeado.
O programa culmina na discussão dos projectos individuais de ensaio de problematização dos estudantes sobre os seus temas de investigação ou aplicação.
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões e apresentação do projecto em seminário. A avaliação sumativa final desta componente é ponderada com 40%. O projecto escrito final é avaliado com a ponderação de 60%