
Metodologias de Investigação Sociológica
Código
722081071
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Helena Serra, Rui Santos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação fundamental ou aplicada conducente à realização da componente não lectiva do mestrado.
2. Conhecimento e compreensão das principais estratégias e opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências Sociais, e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Teoria e investigação. Conceptualização e operacionalização. Refutabilidade.
Tipos:
Teórica/empírica.
Fundamental/aplicada.
Intensiva/extensiva.
Qualitativa/quantitativa.
Compreensiva/explicativa.
Planeamento: sistematizar, orientar, controlar.
Nível 1: exploração inicial
Bibliografia: instrumentos e métodos.
Investigação exploratória: instrumentos e métodos.
Resultados: análise e equacionamento do problema de investigação.
Nível 2: exploração aprofundada para generalização empírica e inferência de hipóteses
Análise conceptual do problema.
Investigação sistemática: instrumentos e métodos.
Resultados: hipóteses articuladas em modelo de análise.
Nível 3: teste de hipóteses
Modelos compreensivos (conexões de sentido) e explicativos (mecanismos causais e funcionais).
Lógica do teste: a co-variação sistemática.
O cânone experimental e as análises multivariadas. Métodos comparativos e estatísticos.
Resultados: verificação/refutação
Discussão dos projectos
Bibliografia
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1992), O Inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta.
Gilbert, N. (ed.) (2001), Researching social life. London: Sage.
King, G., Keohane, R. O. e Verba, S. (1994), Designing social inquiry. Princeton: Princeton University Press.
Maroy, C. (1997), A análise qualitativa de entrevistas, in Albarello, L. et al., Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, pp.117-155.
Ragin, C. (1987), The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. Berkeley: University of California Press.
Strauss, A. (1987), Qualitative analysis for social scientists. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
Os tópicos do programa são objecto de lições de enquadramento e síntese proferidas pelos docentes, a aprofundar pelas leituras indicadas. Em simultâneo, os estudantes são convidados, no período de acompanhamento tutorial colectivo definido em cada aula e através de um forum moodle, a expor progressivamente a evolução do seu projecto pessoal, desde a delimitação inicial do tema e sua problematização, a incorporação dos resultados de revisão bibliográfica autónoma e das aprendizagens metodológicas, até ao projecto final planeado.
O programa culmina na discussão dos projectos individuais dos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões e apresentação do projecto em seminário. A avaliação sumativa final desta componente é ponderada com 30%. O projecto escrito final é avaliado com a ponderação de 70%
Cursos
- Sociologia - Área de Especialização em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais
- Sociologia - Área de Especialização em Sociologia do Território, da Cidade e do Ambiente
- Sociologia - Área de Especialização em Sociologia Económica das Organizações
- Sociologia - Área de Especialização em Conhecimento, Educação e Sociedade
- Sociologia - Área de Especialização em Comunidades e Dinâmicas Sociais