
Dissertação em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
Código
722091065
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
33
Horas semanais
0
Língua de ensino
Português
Objectivos
A dissertação de Mestrado em Ensino do Português como L2E pode ter como tema o âmbito de qualquer dos Seminários do Curso e supõe a concepção pelo aluno de um projecto de investigação original, com amplitude e profundidade adequadas à realização de uma investigação que dá acesso ao grau de mestre.
Deve incluir os seguintes passos:
i) Análise e interpretação crítica da bibliografia científica referente à problemática escolhida e produção do estado da arte sobre a matéria em estudo;
ii) Formulação de um problema ou de uma questão relevante, de modo a que o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado;
iii) Recolha, análise e tratamento de dados;
iv) Redacção da dissertação conforme os cânones de escrita da disciplina, devidamente discutidos durante a preparação dos trabalhos para cada Seminário.
O mestrando deve ainda preparar discussão pública dos resultados obtidos bem como a enunciação da sua relevância para o esclarecimento da problemática escolhida.
Pré-requisitos
Conteúdo
Acompanhamento dos alunos na realização da componente não lectiva do mestrado, articulando a formação
lectiva conferida anteriormente com os trabalhos finais conducentes à atribuição do grau de mestre.
Bibliografia
Não se aplica por se tratar de um seminário de acompanhamento da realização da componente não lectiva. O orientador poderá propor leituras pertinentes em função dos objectos e temáticas de pesquisa dos estudantes.
It does not apply since this is a follow-up seminar. The supervisor may suggest specific readings relating to the students´ research.
Método de ensino
A dissertação é orientada por um docente do ciclo de estudos que segue os princípios de orientação tutorial prevista no regulamento do ciclo de estudos.
Método de avaliação
A avaliação do mestrando incide na defesa, em prova pública, da dissertação perante um júri.