Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Livro

Código

722091130

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

João Luís Lisboa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) adquirir uma perspectiva diacrónica sobre o livro e a edição, reflectindo sobre a distância de objectos, práticas e conceitos no tempo;
b) entender as discussões contemporâneas sobre os novos suportes que pretendem revolucionar a conservação e a transmissão dos textos à luz de uma mais longa duração;
c) consolidar vocabulário e conceitos para a compreensão do livro, da sua materialidade e da sua produção e usos.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Livros: - concepção; formatos; materiais; vocabulário; usos.
2. Grandes transformações: - a cultura escrita e o livro; - do rolo ao codex; - manuscritos e impressos.
3. Usos do livro:
- espaços – bibliotecas, livrarias, escolas;
- profissões: do mercador ao editor (e hoje?);
- formas e produtos associados;
- conflitos, poderes e medos: as censuras.
4. A leitura no mundo contemporâneo:
- livros e outros objectos tipográficos;
- expansão e consolidação da actividade editorial;
- problemas actuais: mercados, tecnologia, cultura.

Bibliografia

Curto, Diogo Ramada (coord.), Bibliografia da História do livro em Portugal, séculos XV a XIX, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2003.
Darnton, Robert, The case for books. Past, present, and future, New York, PublicAffairs, 2009.
Eliot, Simon e Jonathan Rose, A Companion to the History of the Book, West Sussex, Wiley-Blackwell, 2009.
Faria, Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão, Dicionário do livro. Da escrita ao livro electrónico, Coimbra, Almedina, 2008.
McKenzie, D.F., Bibliography and the sociology of texts, London, The British Library, 1986.
Suarez, M. e Woudhuysen, H.R. (eds.), The Oxford Companion to the book, 2 vols., Oxford, Oxford University Press, 2010.

Método de ensino

Exposição dialogada. discussão de trabalhos e textos.

Método de avaliação

Participação nas actividades propostas.
Um trabalho escrito a ser discutido nas sessões do seminário.

Cursos