Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Identidade e Multiculturalismo nas Literaturas Francófonas

Código

722111038

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimento dos debates que atravessam hoje os Estudos Pós-Coloniais Francófonos, sabendo diferenciar os diferentes paradigmas em jogo e os conceitos que lhes estão associados
b) Adquirir conhecimento de alguns dos textos fundadores da Teoria Pós-Colonial Francófona bem como das principais polémicas que a atravessam;
c) Adquirir capacidade de elaborar um trabalho de investigação fundamentado sobre um dos temas tratados, utilizando bibliografia especializada e trabalhando com conceitos da Teoria Pós-colonial.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Este seminário pretende analisar as escritas francófonas da contemporaneidade, focando-se nas temáticas da identidade/identidades e do hibridismo cultural. A abordagem literária, partindo de uma visão transdisciplinar, será articulada, numa perspectiva comparada, com algumas teorias pós-coloniais - como um “lugar de emergência de novas culturas”.
1.Teoria Pós-Colonial:
1.1. Análise do livro ´Orientalismo´ de Edward Saïd;
1.2. Homi K. Bhabha: os conceitos de «hibridity» e «mimicry».
Textos literários
2.1. ´Le ventre de l’Atlantique´ de Fatou Diome: a desconstrução do mito da centralidade de França.
2.2. ´Les yeux baissés´ de Tahar Ben Jellou ou a dificuldade de se ser «outro/outra».
3. Estudos Francófonos?

Bibliografia

BHABHA, Homi, ´The Location of Culture´. London: Routledge, 2004.
DIOME, Fatou, ´Le ventre de l’Atlantique´. Paris: Editions Anne Carrière, 2003.
BESSIÈRE, Jean e Moura, Jean-Marc (dir.), ´Littératures postcoloniales et francophonie´. Paris: Honoré Champion, 2001.
JELLOUN, Tahar Paris, ´Les yeux baissés´. Paris: Éditions du Seuil, 1997.
McDONALD, C. and SULEIMAN, S. C., ´French Global´. New York: Columbia University Press, 2010.
RIBEIRO SANCHES, Manuela (org.), Deslocalizar a Europa - Antropologia, Arte, Literatura e História na Pós- Colonialidade. Lisboa: Cotovia, 2005.

Método de ensino

Exposições sobre os diferentes pontos do programa.
Discussão dos trabalhos apresentados.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos implica a presença em 2/3 das sessões realizadas e faz-se mediante a apresentação de um trabalho de investigação que deverá provar o conhecimento dos pontos tratados bem como a capacidade para lidar, de uma forma crítica, com os conceitos estudados.

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