Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos

Código

722121051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

Gabriela Gândara Terenas

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

1) Consolidar a fundamentação teórica dos Estudos Anglo-Portugueses.
2) Analisar e compreender as múltiplas relações estabelecidas entre Portugal e a Grã-Bretanha durante o período de tempo compreendido entre o Ultimatum e a Primeira Grande Guerra.
3) Desenvolver a capacidade de análise crítica mediante apresentações e posterior discussão de recensões críticas a textos previamente seleccionados.
4) Realizar pesquisa bibliográfica relevante na área dos Estudos Anglo-Portugueses.
5) Realizar investigação autónoma através da apresentação de um trabalho escrito e posterior discussão do mesmo.

Pré-requisitos

1º Ciclo ou equivalente.
Domínio da língua portuguesa e da língua inglesa.

Conteúdo

Título: \"Comunidades Imaginadas\": Portugal e a Grã-Bretanha do Ultimatum à Primeira Grande Guerra (1890-1918)
Primeira Parte
I) Introdução aos Estudos Anglo-Portugueses: Metodologias e Práticas
II) Relações Interculturais
1. Representações de Culturas e Imagologia
2. Estudos de Recepção e Mediação Cultural
3. Imprensa Política e Propaganda
Segunda Parte
I) Panorâmica Geral do Período em Estudo
II) Questões Coloniais: Do Rescaldo do Ultimatum à República
1. A Política de Tratados
2. Portugal e a Guerra Anglo-Bóere (1889-1902)
3. Os Cadbury e as Ilhas de São Tomé
III) Relações Políticas e Diplomáticas: o Governo da Primeira República e a Coroa Britânica
1. Visitas Oficiais e Secretas
2. A Acção do Marquês de Soveral e o Exílio de D.Manuel
3. Propaganda Britânica e Portuguesa na Imprensa
IV) Portugal, Grã-Bretanha e Primeira Guerra Mundial
1. A Aliança Luso-Britânica na Primeira Grande Guerra
2. Relatos de Militares Portugueses e Britânicos
3. Os Aliados nas Conferências de Paz

Bibliografia

1) Anderson, Benedict (2006). Imagined Communities. Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Revised Edition. London/New York: Verso.
2)Beller, Manfred and Joep Leerssen (eds) (2007). Imagology: the Cultural Construction and Literay Representation of National Characters. A Critical Survey. Amsterdam: Rodopi, volume 13 of the Studia Imagologica.
3) Costa, Fernando (1998). Portugal e a Guerra Anglo-Boer. Política Externa e Opinião Pública (1899-1902). Lisboa: Edições Cosmos.
4) Evans, David e Manuel Filipe Canaveira (coord.) (2010). Regicídio e República. Olhares Britânicos e Norte-Americanos. Casal de Cambra: Editora Caleidoscópio.
5) Hall, Stuart (ed) (2010). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage.
6) Walton, Douglas (2007). Media Argumentation. Dialectic, Persuasion, and Rethoric. Cambridge: Cambridge University Press.
7) Zacharasiewicz, Waldemar (2010). Imagology Revisited. Amsterdam/New York: Rodopi. Studia Imagologica nº 17.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática incluirá as intervenções orais dos alunos, a análise crítica e a discussão de textos previamente seleccionados, bem como a apresentação de trabalhos de investigação individuais.

Método de avaliação

A avaliação centrar-se-á em três vectores fundamentais: 1) participação nas discussões de textos e trabalhos (15%); 2) apresentação oral de uma recensão crítica (35%); 3) apresentação escrita de um trabalho de investigação original (de 15 a 20 páginas) e posterior discussão do mesmo (50%).

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