Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria do Texto

Código

722131077

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- conhecer os enquadramentos teóricos mais relevantes, no âmbito das Ciências da Linguagem, para diferentes conceções de texto;
- delimitar diferentes objetos de análise (nomeadamente texto e discurso), em função de diferentes perspetivas teóricas);
- manipular adequadamente recursos de análise linguística capazes de darem conta de diferentes planos de análise de textos;
- capacitar os estudantes a nível das opções de análise, em função de objetivos diferenciados.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Os textos: delimitação do objeto de análise; perspetivas epistemológicas e metodológicas.
2) Linguística do texto, análise textual dos discursos e teoria do texto: convergências e divergências.
3) Textos, discursos, géneros – especificidades e interrelações.
4) Organização macro e microlinguística: descrição e instrumentos de análise.
5) Análise de textos – questões de variação genérica e linguística.

Bibliografia

Adam, Jean-Michel, Heidmann, Ute & Maingueneau, Dominique. (2010). Análises textuais e discursivas. Metodologia e aplicações. São Paulo: Cortez Editora.
Adam, Jean-Michel (2008). A linguística textual. Introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez Editora.
Bronckart, J.-P. 2010. La vie des signes en questions : des textes aux langues, et retour. In Brito, A. et al. (orgs). Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. Porto: APL, 11-40.
Coutinho, Maria Antónia (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCT-FCG.
Fonseca, Fernanda Irene (1992). Deixis, Tempo e Narração. Porto: Fundação Eng. António de Almeida.

Método de ensino

Percentagem de aulas práticas: 50%
As aulas serão teóricas e práticas e procurarão aliar uma reflexão em torno das questões que o Texto coloca, de modo a confrontar ativamente os estudantes com diferentes conceções de texto e com opções de análise suscitadas pelas diferentes perspetivas teóricas.

Método de avaliação

Participação nas sessões e uma exposição oral (artigo a apresentar e discutir)(30%), elaboração de um trabalho (70%), com estrutura a ser concebida por cada estudante e validada pelo docente. Este trabalho incluirá uma parte de sustentação teórica e metodológica e outra parte de desenvolvimento de um tema.

Cursos