Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Fonologia

Código

722131079

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende‐se com a presente unidade curricular levar os alunos a:
a) aprofundar a especifidade do objecto da Fonologia e o lugar da Fonologia no âmbito da
Linguística;
b) abordar de forma geral temas e tópicos principais da análise fonológica;
c) abordar perspectivas de análise fonológica no âmbito de modelos fonológicos pósestruturalistas
não‐lineares, debatendo e compreendendo aspectos caracterizadores de modelos teóricos que se desenvolveram a partir da década de ’60 do século XX;
d) aprofundar a análise de aspectos de Fonologia (sincrónica e diacrónica) segmental,
subsegmental e supra‐segmental de línguas naturais, com especial ênfase na língua
portuguesa e sua história.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Introdução: recapitulação de conceitos fundamentais — segmentos e relações entre
segmentos, processos fonológicos (natureza e tipologia geral), princípios, condições e
restrições, níveis de análise, representações linguísticas — e apresentação geral de tópicos de discussão correntes na análise fonológica — modelos de regras e representações vs. modelos de restrições, relações entre estrutura subsegmental e estrutura silábica.
2) Estrutura interna dos segmentos (estrutura subsegmental): arquitectura auto‐segmental, traços fonéticos e sua geometria.
3) Análise e formalização de processos fonológicos de âmbito segmental (fonotácticos e não fonotácticos), com especial atenção à Fonologia diacrónica e sincrónica do português europeu.
4) Estrutura silábica e restrições fonotácticas.
5) Acento de palavra, estrutura métrica e hierarquia prosódica.
N.B.: dada a natureza dos conteúdos programáticos não é possível compartimentar de forma absoluta a sua leccionação.

Bibliografia

COLEMAN, John (1998): Phonological Representations: their names, forms and powers,
Cambridge: Cambridge University Press (Cambridge Studies in Linguistics, 85).
GOLDSMITH, John A., Ed. (2011): The Handbook of Phonological Theory, Oxford: Wiley‐
Blackwell (Blackwell Handbooks in Linguistics), 2nd edition.
GOLDSMITH, J. A., Ed. (1999): Phonological theory. The Essential Readings, Oxford: Blackwell.
GUSSMANN, Edmund (2002): Phonology: Analysis and Theory, Cambridge: Cambridge
University Press (Cambridge Textbooks in Linguistics).
LASS, Roger (1984): Phonology. An Introduction to Basic Concepts, Cambridge: Cambridge University Press (Cambridge Textbooks in Linguistics).

Método de ensino

Ensino:
1. Exposições de carácter magistral pelo docente.
2. Leitura orientada de textos fundamentais, com apresentação oral dos mesmos e debate
sobre os modelos/perspectivas propostos pelos seus autores.
Apoio presencial e não presencial:
1. Sessões de atendimento (individuais ou de grupo) preparadas pelos mestrandos.
2. Utilização da plataforma de e‐learning da FCSH (disponibilização de textos, documentos de apoio, sumários de aulas, comunicação multilateral entre os mestrandos em chat e fórum de dúvidas).

Método de avaliação

1. Trabalho (individual ou de grupo): recensão crítica de um texto ou trabalho de investigação, com apresentação oral (= 50% da nota final).
2. Exame final (= 50% da nota final).
3. Assiduidade: a presença é obrigatória; todas as faltas deverão ser cabalmente justificadas nos termos previstos pelo Regulamento de Avaliação da FCSH.

Cursos