
Morfologia
Código
722131080
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Céu Caetano
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Discutir e caraterizar o lugar da morfologia na gramática;
2. Reconhecer e comparar os diferentes modelos morfológicos;
3. Desenvolver mecanismos que permitam a análise dos padrões de formação de palavras;
4. Determinar em que medida os processos morfológicos interagem com outras componentes da gramática.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. O lugar da morfologia na gramática
1.1 O Objeto de estudo da morfologia: morfologia baseada em morfemas ou morfologia baseada em palavras?
1.2 As unidades de análise morfológica: operações morfológicas e processos morfológicos
1.3 Morfologia: componente ou subcomponente autónoma da gramática?
2. Flexão, Derivação e Composição
2.1 Flexão: propriedades dos paradigmas flexionais
2.1.1 As formas participiais
2.2 Derivação: forma(s) e significado(s) dos derivados
2.2.1 Afixação múltipla
2.3 Composição: propriedades fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas dos compostos
3. Interação da morfologia com outras áreas da linguística
3.1 Morfofonologia: truncamento e alomorfia das bases e dos afixos
3.2 Compostos: sintaxe ou morfologia?
3.3 Semântica e estrutura argumental dos nomes deverbais
3.4 Morfologia e léxico: definições lexicográficas das palavras complexas
4. Produtividade morfológica
4.1 Processos produtivos e não produtivos
4.2 Derivados não composicionais
4.3 Compostos lexicalizados
Bibliografia
ARONOFF, Mark. 1994. Morphology by itself. Cambridge, MA: The MIT Press
BAUER, Laurie. 2001. Morphological Productivity. Cambridge: Cambridge University Press
CARSTAIRS-McCarthy, Andrew. 2002. An Introduction to English Morphology. Words and their structure. Edinburgh: Edinburgh University Press
HASPELMATH, Martin. 2002. Understanding Morphology. London: Arnold
Matthews, P. H. 1992. Morphology. Cambridge: Cambridge University Press [2nd ed.]
SPENCER, Andrew & Arnold M. ZWICKY (eds) 1998. The Handbook of Morphology. Oxford: Blackwell Publishing
TEKAUER, Pavol & Rochelle Lieber (eds) 2005. Handbook of Word-Formation. Dordrecht: Springer Verlag.
Método de ensino
Métodos de ensino: Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
Participação nas sessões de seminário, nomeadamente, com apresentação de leituras, discussão das matérias, realização autónoma de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos (30%) e apresentação de um trabalho escrito individual (70%).