Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias e Práticas de Escrita e de Revisão de Texto

Código

722131088

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Professor responsável

Clara Nunes Correia, Maria Antónia Coutinho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta UC visa a complementação entre teorias e práticas que caracterizam diferentes produções escritas. Será feita uma reflexão sobre as diferentes valências que permitem construir e interpretar um texto como ‘objecto’ escrito, incluindo os instrumentos que suportam uma ‘norma’ estabelecida e as técnicas que permitem sinalizar os desvios a essa norma, e serão disponibilizadas ferramentas que permitam a validação e a avaliação qualitativa dos textos, discutindo-se manifestações linguísticas dos falantes que fixam, em registos escritos, sobreposições inerentes aos registos orais.
No final da UC pretende-se que os alunos: desenvolvam a capacidade crítica que permita a intervenção sobre diferentes etapas de produções escritas, com vista à optimização do produto final; sejam capazes de identificar formas e construções desviantes em produções escritas, formulando diagnósticos claros; conheçam e utilizem adequadamente ferramentas específicas, para a resolução dos problemas identificados.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. O escrito e o oral: suportes e representações;
2. Os sistemas de escrita: arbitrariedade / convencionalidade;
2.1. regras ortográficas: as normas são motivadas?;
2.2. o acto de escrita: implicações cognitivas e fisiológicas;
3. Leitura e escrita: interacções e dependência(s);
4. As produções escritas: escrever o quê, para quem;
4.1. padrões de adequação de produções escritas: abordagens ‘normativas’; critérios e instrumentos de validação qualitativa de diferentes produções;
4.2. áreas críticas na validação dos textos (estruturas argumentais, relações entre frases, questões de concordância, e.o.).
5. Escrever e reescrever: da produção à reformulação dos textos;
5.1. mecanismos e suportes de revisão de produções escritas;
5.2. revisão (formal) de provas tipográficas.

Bibliografia

Coutinho, Maria Antónia. 2003. Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCG/FCT.
Daniels, Peter T. 2001. Writing systems. In Aronoff, Mark & Janie Rees-Miller (eds) The handbook of linguistics. Oxford: Blackwell, 43-80.
Duarte, Inês. 2003. Aspectos linguísticos da organização textual. In Mateus, Maria Helena et al. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 87-123.
Kato, Mary. 1998. No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolinguística. S.Paulo: Ática (6º edição).
Pereira, Luísa Álvares. 2000. Escrever em Português. Didácticas e Práticas. Lisboa: Asa.

Método de ensino

O trabalho a desenvolver caracterizar-se-á por conter uma componente teórica (50%) e uma componente prática (50%). Para além das exposições orais, resultando de leituras orientadas, o trabalho será desenvolvido a partir de casos de estudo, delimitados a partir de recolhas de materiais adequados à descrição e reflexão dos temas em causa. Com este material constituir-se-á um portefólio da UC.

Método de avaliação

A construção do portefólio fará parte integrante da avaliação do estudante (40% da nota final), dividindo-se os restantes 60% da seguinte forma: 20% – definição e resolução de um caso de estudo; 20% – elaboração de fichas de leitura sobre dois textos teóricos; 10% trabalho autónomo; 10% participação activa nos seminários.

Cursos